Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes de receptores elementares de rádio.

Este circuito é de uma Elementary Electronics de 1977. Ele pode ser montado com certa facilidade trocando-se Q2 por um BF494. Q1 pode ser substituído por qualquer por BC548; O fone deve ser magnético de alta impedância ou um fone piezoelétrico em paralelo com um resistor. L1 consiste em 2 ou 3 voltas de fio 26 em diâmetro de 1 cm sem núcleo com tomadas nas espiras. O circuito é pouco sensível somente captando as estações próximas mais fortes. A antena é telescópica.

 


 

 

Receptor AM de Dois Transistores

Este circuito foi encontrado numa publicação argentina da década de 1970. O circuito pode ser montado com transistores como os BC558 e o diodo pode ser o 1N34. A bobina consta de 100 espiras de fio 28 num bastão de ferrite e a antena um pedaço de fio longo. A alimentação é feita por duas pilhas pequenas e R2 ajusta o ganho para maior volume sem distorção. A sintonia é feita deslocando-se o bastão de ferrite dentro do tubo de papelão em que é enrolada a bobina. Os potenciômetros podem ser de 47k e o alto-falante de 8 Ω.

 


 

 

Rádio com Energia Grátis

Este circuito, já explorado em outras publicações, usa o sinal de uma estação forte para obter a energia que alimenta a etapa amplificadora. Deve-se dar preferência a transistores de germânio e o fone deve ser de alta impedância. As bobinas são para a faixa de ondas médias e a antena deve ser bem longa.

 


 

 

Receptor Artesanal de Galena

Este receptor é de uma publicação de 1922 de Hugo Gersnback. A bobina pode ser formada por 100 espiras de fio 28 num tubo de 5 cm de diâmetro com derivações de 5 em 5 espiras, por exemplo, As chaves selecionam a posição de melhor recepção. O detector pode ser um cristal de galena ou um diodo 1N34.

 


 

 

Rádio OM e OC com Alto-Falante

Este receptor para duas faixas de onda foi encontrado numa documentação dos anos 70. Os transistores originais são de germânio, mas podem ser feitas alterações para usar transistores modernos de silício como os BC558 ou mesmo BC548, invertendo-se a polaridade da alimentação. As bobinas são formadas por 20 + 80 espiras para ondas médias e 5 + 25 espiras para ondas curtas, com fio 28 num bastão de ferrite. A antena deve ser longa e o transformador de saída é do tipo encontrado em rádios transistorizados antigos.