A iluminação de LEDs está cada vez mais sendo a escolha de todos que pretendem soluções neste campo. No entanto, a iluminação de LED para atender sua principal característica que é a de economia de energia precisa de circuitos apropriados de excitação. Se bem que tenhamos em muitos artigos abordado soluções simples que fazem uso desde resistores e capacitores além de fontes de corrente constante lineares, o ideal é contar com circuitos específicos que, com tecnologia PWM aliam o alto rendimento a uma excitação confiável. Diversos fabricantes disponibilizam soluções integradas para esta finalidade. Neste artigo focalizaremos algumas delas, em especial, as que podem ter os componentes encontrados na MOUSER ELECTRONICS. (2013)

 

TPS92660 – Driver Para Duas Sequências de LEDs – Texas Instruments

Este novo componente da Texas Instruments (Agosto de 2013) consiste num driver para duas sequências de LEDs com interface I2C OTP ROM que permite o ajuste externo da corrente. Desta forma, os fabricantes que utilizarem o produto podem ajustar externamente a corrente nas sequências de LEDs da forma que mais lhe seja conveniente, conforme a aplicação.

A entrada do circuito tem uma tensão máxima de 80 V e a eficiência chega a 95%. O dispositivo conta com uma referência de tensão precisa de 3 V e uma proteção térmica. Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 1 – Circuito de aplicação do datasheet da Texas Instruments.
Figura 1 – Circuito de aplicação do datasheet da Texas Instruments.

 

Este componente pode ser adquirido na MOUSER e mais informações podem ser obtidas no datasheet em http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tps92660.pdf

O TPS92660 é disponível em invólucro TSSO de 20 pinos sendo indicado para iluminação Professional, iluminação comercial e industrial e iluminação geral.

 

HV9910C – Driver Universal de LEDs de Alto Brilho – Supertex

Este componente consiste num controlador chaveado para comutação de LEDs contendo um regulador linear interno de 15 a 450 V. O dispositivo pode ser programado para operar tanto no modo de tempo off constante como PWM.

O regulador de tensão permite que ele opere com uma ampla faixa de tensões de entrada e, além disso, possui uma entrada PWM compatível TTL que aceita sinais de controle externo para o ciclo ativo numa faixa de 0 a 100%. Esta entrada pode ser usada no controle de luminosidade.

Na figura 2 temos uma aplicação típica tirada do datasheet do componente disponível no site da MOUSER em http://br.mouser.com/pdfdocs/HV9910C.PDF.

 

   Figura 2 – Aplicação típica
Figura 2 – Aplicação típica

 

A tensão de entrada deste circuito pode ficar entre 15 e 450 Vdc e os invólucros podem ser SOIC de 8 ou 16 pinos, conforme figura abaixo.

 

   Figura 3 – Invólucros
Figura 3 – Invólucros

 

ST1CC40 – Conversor DC-DC Step-Down Para Fonte de Corrente Constante – ST Micro

Este circuito integrado da ST Microelectronics consiste num conversor DC-DC que opera como fonte de corrente constante de 3 A, tendo entre as aplicações a excitação de LEDs de alto-brilho. Ele também pode ser usado em carregadores de baterias e sinalização.

O ST1CC40 opera com tensões de entrada de 3 a 18 V e possui uma frequência de comutação fixa de 850 kHz. Em standby a corrente é de apenas 6 uA e a Rds(on) do MOSFET interno é de apenas 95mΩ/69mΩ, o que significa um alto rendimento na operação. O dispositivo é disponibilizado em invólucuros VFQFON8 4 x 4 e SO8.

Na figura temos o circuito típico de aplicação deste componente, conforme placa de demonstração que pode ser obtida na st.

 

  Figura 4 – Circuito de aplicação
Figura 4 – Circuito de aplicação

 

O datasheet pode ser acessado em http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00292360.pdf e o componente obtido na Mouser.

 

TPS92550 – Driver de LED de Corrente Constante de 450 mA x 14 W – Texas Instruments

O TPS92550 consiste num Driver de LED de corrente constante do tipo Buck com uma saída máxima de 450 mA, alimentando até 10 LEDs numa sequência simples com potência até 14 W.

Este componente integra todos os componentes de potência, inclusive o indutor. Com uma eficiência de 96% ele consiste num Micro-Módulo que tem a solução completa para iluminação de LEDs.

A entrada pode ficar entre 4,5 e 36 V e para 10 LEDs a entrada deve ser de 36 V. A corrente nos LEDs pode ser ajustada de 300 mA a 450 mA, através de um único resistor externo.

Com baixa EMI ele ainda incluir proteção contra LED aberto curto circuito. Diversos deles podem ser ligados em paralelo para excitar LEDs com maior corrente.

Na figura 5 temos o circuito típico de aplicação.

 

Figura 5 – Circuito típico de aplicação
Figura 5 – Circuito típico de aplicação.

 

 

Mais informações podem ser obtidas no datasheet em http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tps92550.pdf e o componente pode ser obtido na Mouser.

Aplicações incluem iluminação, lâmpadas decorativas, sopt lights e iluminação de piscina (underwater). O invólucro é de 7 pinos similar ao TO-263.