CDs Players portáteis consomem muita energia e por isso são a causa do desgaste rápido das pilhas. Se você costuma usar estes aparelhos em locais que não tenham uma tomada para conexão de uma fonte, e não deseja gastar muito em pilhas, temos um solução interessante com este simples projeto.

 

Este artigo é de 1998. Nos nossos dias estes equipamentos ou têm baixo consumo ou usam baterias recarregáveis.

 

As correntes na faixa de 500 a 800 mA dos CD-players portáteis faz com que a autonomia de um jogo de pilhas pequenas, mesmo alcalinas não seja das maiores. Como o custo dessas pilhas também não é baixo é justo que muitos procurem uma solução econômica para o problema de consumo.

A solução mais simples, que já abordamos em artigos passados, é o uso de um adaptador para ligação na rede de energia, se bem que a filtragem pobre de muitos tipos, exija o acréscimo de um capacitor de filtro maior em muitos casos.

No entanto, existe uma solução simples interessante que pode servir para muitos leitores que desejam usar seu CD-player num local em que não haja energia de uma tomada disponível, mas que também não seja limitado a ponto de exigir que apenas as pilhas normais do aparelho sejam empregadas.

Nossa sugestão é a montagem de um "pacote de energia" que pode ter duas configurações.

 

a) Pilhas comuns maiores

O uso de um conjunto de pilhas maiores (médias ou grandes) pode multiplicar a autonomia do seu CD-player com uma vantagem: se o tempo for dobrado, o custo não o será o que é importante. Além disso, a preocupação de se ter de sair atrás de novas pilhas com muita frequência fica sensivelmente diminuída.

Assim, conforme mostra a figura 1 o que fazemos é conseguir um suporte de pilhas médias ou grandes que tenha o mesmo número de pilhas pequenas usadas pelo CD-player.

 

Suporte de pilhas médias ou grandes com adaptador.
Suporte de pilhas médias ou grandes com adaptador.

 

 Verificamos na entrada do adaptador do CD-player o tipo de plugue que ele exige e se a conexão é do pólo positivo ou negativo no centro.

Preparamos então um cabo com um plugue apropriado e simplesmente passamos a usar o suporte externo de pilhas. É claro que, para usar este suporte com mais facilidade ele pode ser fechado numa caixa plástica.

Um jogo de pilhas grandes alcalinas num suporte como este deve durar muitas vezes mais que um jogo de pilhas pequenas, como normalmente empregadas na alimentação normal.

Observe que muitos tipos de CD-players recomendam que as pilhas sejam retiradas do suporte interno quando for usada a alimentação externa.

Se o leitor quiser pode ir além e usar pilhas médias ou grandes recarregáveis que já se tornam comuns em nosso mercado. Além da maior autonomia, o leitor terá ainda a vantagem de precisar comprar as pilhas uma vez só.

 

b) Baterias

Uma outra possibilidade interessante de fonte alternativa consiste em se usar baterias aproveitadas de câmeras de vídeo, telefones celulares e outros aparelhos do tipo recarregável e que ainda estejam em razoáveis condições de uso.

A condição necessária para o uso de uma bateria destas é que ela forneça uma tensão pelo menos 2 V maior que a tensão exigida para a alimentação de seu CD-player.

O que fazemos então é montar um circuito regulador de tensão para o CD-player conforme mostra a figura 2, e colocar o cabo adaptador com atenção para sua polaridade.

 

Usando bateria de 8 V ou mais.
Usando bateria de 8 V ou mais.

 

 O capacitor de desacoplamento é importante pois muitos CD-players são bastante sensíveis à resistência interna da fonte quando então passam a apresentar forte distorção nos sons mais fortes ou quando o volume é aberto.

O circuito integrado regulador de tensão deverá ser dotado de um pequeno radiador de calor e todo o conjunto pode ser instalado numa pequena caixa.

Os terminais A e B incluídos no diagrama devem ser acessíveis por meio de um jaque o outro meio para permitir a recarga da bateria quando ela enfraquecer.

Como observação final para os dois projetos sugerimos que o leitor leia com atenção o manual do seu CD-player na parte referente à alimentação pois alguns permitem que a alimentação quando feita por conversor ou fonte externa tenha uma tensão um pouco maior do que a do conjunto de pilhas.

Também sugerimos que esta solução para CD-players possa ser usada em outros equipamentos portáteis de alto consumo que em condições normais, por limitação de espaço usem pilhas pequenas e isso tenha como resultado uma redução de sua autonomia.