O circuito que vamos apresentar é sugerido pela Honeywell (www.honeywell.com) , sendo indicado para aplicações de controle computadorizadas.

A saída desse amplificador permite usar sensores de pressão e outros com as mesmas características com ADCs que operem na faixa de 0 a 5 V.

Como a maioria dos amplificadores usados com essa finalidade não possuem uma faixa que vai de 0 a tensão de alimentação, mas partem de 100 mV quando usando uma fonte simples, isso pode ser uma limitação do projeto.

A idéia apresentada consiste em se usar uma fonte negativa para permitir que o amplificador parta de zero. É isso justamente que se sugere nessa aplicação.

Assim, partimos da fonte de alimentação negativa, mostrada na figura 1, que faz uso de um conversor de tensão LTC1044 (Linear Technology), para gerar uma tensão negativa de -1,23 V de uma fonte simples de 12 V.

Nesse circuito, os quatro diodos em série fornecem uma tensão de entrada de aproximadamente 2,4 V para o circuito que, através de uma técnica de comutação de um capacitor, possibilita a inversão da polaridade na saída.

A tensão de saída é então regulada por um diodo zener (Z1) fornecendo-se assim os 1,23 V negativos que vai ser utilizado na alimentação do amplificador.

 


 

 

O circuito completo do amplificador é mostrado na figura 2, tendo por base um amplificador operacional quádruplo da Linear Technology LT1014DV.

Também observamos que esse circuito usa um array de resistores multielementos (r), para uma montagem compacta.

O trimpot Ro faz o ajuste de nulo do circuito que, para o sensor sugerido pode medir pressões de 0 mm Hg a 250 mm Hg com o sensor SCX05DN da Honeywell.

Para ajustar, inicialmente ajusta-se o nulo com o sensor no vácuo e depois, aplica-se a pressão máxima, ajustando-se Rp para que a saída seja de plena escala ou 5 V.