O circuito mostrado na figura 1 é sugerido pela Texas Instruments (www.ti.com), consistindo numa interface entre um transdutor de pressão do tipo piezoerresistivo e a entrada de um conversor analógico-para-digital (ADC).

A configuração se baseia em um amplificador operacional quádruplo e uma fonte de reguladora para o transdutor, já que esse dispositivo sensor é bastante sensível à tensão de polarização.

O sensor indicado nessa aplicação é o SX01 da SenSyn In, mas equivalentes podem ser empregados em eventuais alterações. O circuito funcionará com sensores de 1 psi a 150 psi que corresponde a 7 kPa a 1 Mpa.

Os sensores podem ser do tipo de calibração, diferencial e absoluto.. O circuito indicado é para o sensor de 7 kPa de plena escala.

O ADC recomendado para essa aplicação foi o TLV2544 que tem uma faixa de tensões analógicas de 0 a 5 V. Evidentemente, outros com as mesmas características podem ser usados.

Conforme podemos ver pelo diagrama, os sinais do sensor podem ser enviados ao circuito através de dois pares trançados. O condicionamento do sinal enviado nessas condições é proporcionado pelo próprio circuito.