OSCILADOR DE 100kHz a 10MHz

Um disparador NAND TTL é a base deste oscilador que, com os componentes indicados pode gerar sinais na faixa de frequências indicada. O circuito também pode ser elaborado com inversores comuns e a frequência máxima é indicada para os TTLs Standard. Para outras famílias podem ser alcançadas frequências maiores, conforme o caso.


 

 

 

TRANSMISSOR INFRAVERMELHO

Este circuito produz pulsos de grande intensidade e curta duração numa frequência de aproximadamente 1 kHz. Podemos usar este circuito como parte de um projeto de controle remoto por infravermelho que atenta a sinais pulsados. Qualquer LED comum infravermelho pode ser usado e o resistor em série com o LED, que determina a potência da emissão, pode ter valores entre 10 Ω e 56 Ω. Será interessante verificar as características do LED usado no sentido de se obter o valor ideal para este resistor.

 


 

 

 

TIMER

Este timer aciona um relé depois de decorrido um intervalo de tempo de até 15 minutos, a partir do acionamento de S1. Intervalos maiores podem ser obtidos com um potenciômetro maior, mas existe a limitação das fugas do capacitor. O sistema é acionado quando se pressiona S1 e a saída vai ao nível baixo, mantendo desenergizada a bobina do relé. O relé pode ser de 6V para 100 mA ou se o leitor preferir alimentar o circuito com 12V pode usar um relé de 12V x 50 mA. O tempo máximo de temporização pode ser calculado pela expressão T = 1,1 x R x C onde R é a resistência entre o positivo e o pino 6/7 do CI e C é a capacitância entre estes pinos e a terra.