Microfones de baixa impedância não excitam convenientemente as etapas de entrada de muitos amplificadores, exigindo para isso um bom pré-amplificador. Este pré-amplificador que apresentamos, pela sua simplicidade, consiste numa excelente sugestão de baixo custo para o leitor que está procurando este tipo de circuito.

Microfones dinâmicos com impedâncias entre 2 e 500 Ω não excitam convenientemente as entradas de amplificadores menos sensíveis, que normalmente exigem pelo menos 200 mV para funcionarem. Estes microfones fornecem poucos microvolts de sinal, que devem ser amplificados para poderem ser usados com tais aparelhos.

O circuito que apresentamos consiste numa solução econômica, porém eficiente, para o casamento de impedâncias destes microfones com os amplificadores.

Com base num transistor PNP de uso geral, ele pode ser alimentado com pilhas ou bateria e tem um consumo muito baixo.

A saída, por outro lado, é suficientemente intensa para poder excitar a maioria dos amplificadores comuns.

Na figura 1 mostramos o circuito deste pré-amplificador que também pode ser usado com outros tipos de transdutores de baixa impedância como, por exemplo, bobinas captadoras telefônicas, cabeças de gravadores de fita, etc.

 


 



Na figura 2 temos a placa de circuito impresso para a montagem.

 


 



Os valores dos componentes não são críticos e em função da impedância do microfone, o resistor R1 deve ser alterado ficando com valores entre 220 k Ω e 1,5 M Ω. O resistor R2 também pode ser eventualmente alterado em função do ganho desejado e da impedância de saída.

A chave S1 de acionamento pode ser a própria chave que aciona o microfone dependendo da aplicação. Isso permite ligar o pré-amplificador somente quando formos falar no microfone.

Uma outra possibilidade de uso para este circuito é o emprego de pequenos alto-falantes como microfones. Embora sua sensibilidade e fidelidade não sejam das melhores, num caso de emergência eles podem ser usados como microfones.

O circuito pode ser alojado numa pequena caixa plástica que contenha um jaque conforme o microfone, ou mesmo uma ligação direta para ele, e um cabo de saída com um plugue RCA ou de acordo com o amplificador com que ele deve ser empregado.

Recomendamos que o cabo do pré-amplificador ao amplificador não seja muito longo (máximo de 5 m) para se evitar ruído, e o cabo do pré-amplificador ao microfone seja limitado a uns 3 metros para não haver atenuação do sinal.

 

 

 Semicondutores:

Q1 - BC558 ou equivalente - transistor PNP de uso geral

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 470 k Ω

R2 - 22 k Ω

Capacitores:

C1 - 47 µF/12 V - eletrolítico

C2 - 470 nF - cerâmico ou poliéster

Diversos:

MIC - Microfone dinâmico de baixa impedância (2 a 500 Ω)

S1 - Interruptor simples

B1 - 6 ou 9 V - 4 pilhas pequenas ou bateria

J1 - Jaque de saída - ver texto

Placa de circuito impresso, conector de bateria ou suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.