O Site do Hardware Livre - OSHW

Acendedor de Fogão à Gás com SIDAC (ART855h)

Os SIDACs ainda não são componentes comuns em aplicações de potência que envolvem o disparo com tensões. No entanto, eles podem substituir com vantagens outros dispositivos de resistência negativa como SCRs em algumas aplicações. O circuito mostrado na figura 8 é sugerido pela Teccor (www.teccor.com) que têm em sua linha de produtos diversos SIDACs com tensões diferentes de disparo, na faixa de 100 a 300 V. O circuito mostrado nada mais é do que um oscilador de relaxação onde um capacitor de 1,2 µF é descarregado através do primário de um transformador gerando a alta tensão responsável pela faísca que acende o gás. Na aplicação indicada, o SIDAC é ligado no circuito de descarga do capacitor e o capacitor juntamente com um resistor de 4,7 k Ω forma o circuito RC responsável pelas oscilações. A tensão que alimenta o circuito vem do secundário de um transformador de 24 v passando por um dobrador de tensão com 4 diodos.

 

 Circuito de ignição de fogão à gás com SIDAC da Teccor.
Circuito de ignição de fogão à gás com SIDAC da Teccor.

 

LED Sensor

Na figura 9 temos um interessante circuito em que um LED é utilizado como sensor foto-elétrico. Quando este LED é iluminado, o circuito entra em ação e ele começa a piscar numa freqüência determinada por R1, R2 e C2. Estes componentes podem ter seus valores alterados numa ampla faixa de valores. Como o 7555 é do tipo CMOS o consumo do circuito é extremamente baixo. Trata-se de uma aplicação interessante para ser utilizada em sinalização. O circuito também funcionará com um 555 convencional (bipolar), mas seu consumo será maior. Diodos equivalentes podem ser empregados nesta configuração.

 

Oscilador controlado pela luz. O sensor é o próprio LED que pisca numa freqüência determinada por R1, R2 e C1.
Oscilador controlado pela luz. O sensor é o próprio LED que pisca numa freqüência determinada por R1, R2 e C1.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Orgulhoso
Não há nada pior do que viver orgulhoso de ser humilde. (No hay nada peor que vivir ogrulloso de ser humilde.)
Sofocleto (1926) - Sinlogismos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)