Uma maneira segura de se obter um sinal senoidal de excelente qualidade e de baixa frequência sem a necessidade de se usar circuitos ressonantes LC é com a ajuda de um oscilador por Ponte de Wien.

O circuito apresentado na figura 2 gera sinais na faixa de 150 a 1500 Hz com os componentes usados. Os capacitores C1 e C2 (que devem ser iguais) é que determinam esta faixa de frequência.

 

 


 

 

O valor mínimo indicado para estes capacitores é de 10 nF quando teremos o limite superior da faixa de frequências gerada que é da ordem de 15 000 Hz.

Nos pontos X e Y deve ser ligada uma rede estabilizadora simétrica que determina o ganho do circuito e, portanto sua realimentação para que não ocorra saturação.

A rede pode ser qualquer uma das três indicadas, que, conforme as características dos dispositivos usados influirão no ganho do circuito.

A fonte de alimentação usada neste oscilador deve ser simétrica e o montador deve tomar cuidado com a ligação do potenciômetro duplo P1 para que a variação das duas seções ocorra da mesma forma.