Neste artigo selecionamos diversos circuitos e projetos interessantes que podem servir de base para aplicações em produtos finais pela indústria ou ainda soluções para o controle de máquinas, automação em geral e até mesmo comunicações e iluminação.

 

 

Sensor de Corrente com o TSC102 da STMicro

O circuito integrado TSC102 da STMicroelectronics consiste num sistema sensor de corrente que além do amplificador do próprio sinal do sensor ainda agrega um amplificador condicionador de sinal. O circuito dado na figura 1, é alimentado por uma tensão de 5 V e tem uma faixa de 2,8 V a 30 V de operação em modo comum. O consumo de corrente é de apenas 420 uA. Dentre as aplicações sugeridas pela ST estão os carregadores de bateria, monitoramento de corrente em sistemas automotivos, notebooks, controle de motores DC, sistemas fotovoltaicos, fontes de corrente de precisão, UPS e fontes em geral. A finalidade do circuito é transformar a corrente que circula pelo resistor sensor (de valor muito baixo) numa tensão proporcional referenciada ao terra para processamento e controle. O circuito integrado RSC102 é fornecido em invólucro SO-8 e TSSOP-8. Mais informações podem ser obtidas no datasheet no site da empresa.

 

Figura 1 - Sensor de corrente com o TSC102.
Figura 1 - Sensor de corrente com o TSC102.

 

 

Gerador Piezoelétrico de 100 mA

O circuito da figura 2 é sugerido pela Linear Technologies (WWW.linear.com) e consiste num sistema que converte a energia gerada por um transdutor piezoelétrico numa tensão contínua ajustável externamente. O circuito pode ser usado para converter a vibração de uma máquina numa tensão de alimentação de um circuito sensor ou de controle. Uma aplicação interessante é na alimentação de circuitos sensores de pressão em pneus de veículos onde a própria vibração é convertida em energia para alimentar o circuito wireless. As tensões de saída podem ser selecionadas entre 1,8 V e 3,6 V. Mais informações podem ser obtidas no site da empresa onde o datasheet está disponível para download.

 

Figura 2 - Gerador piezoelétrrico da STMicroelectronics
Figura 2 - Gerador piezoelétrrico da STMicroelectronics

 

 

Driver de Motor da Allegro

O circuito mostrado na figura 3 serve para controlar micromotores do tipo voice coil como os usados no acionamento do foco de máquinas filmadoras e fotográficas digitais, além de câmeras de vídeo e outras aplicações semelhantes. O circuito integrado é o A3907 da Allegro Micro (WWW.allgeromicro.com). O datasheet com as especificações do circuito pode ser baixado diretamente do site da empresa. O circuito opera com tensões de 2,2 V a 5,5 V e tem uma resolução de 100 uA. Ele conta ainda com um DAC de 10 bits.

 

Figura 3 - Circuito de controle de motor da AllegroMicro usando o A3907.
Figura 3 - Circuito de controle de motor da AllegroMicro usando o A3907.

 

 

Circuito de Excitação de LEDs

O circuito apresentado na figura 4 consiste num sistema para excitação de LEDs brancos WLEDs com baixa tensão, abaixo de 4 V, usando para esta finalidade baterias comuns. O circuito pode excitar até 4 LEDs podendo ser usado como back-light ou mesmo em sistemas de iluminação de baixa potência.

 

Figura 4 - Circuito de Excitação de LEDs da Texas Instruments
Figura 4 - Circuito de Excitação de LEDs da Texas Instruments

 

A curva de operação para correntes entre 5 e 60 mA mostra que a operação pode ser obtida com tensões tão baixas como 2,8 V. Mais informações sobre este circuito podem ser obtidas no datasheet disponível no site da Texas Instruments em WWW.ti.com.

 

Figura 5 - Características do circuito apresentado.
Figura 5 - Características do circuito apresentado.

 

 

Drive de Potência Para Uso Automotivo

O circuito mostrado na figura 6 usa o AUIRS2301S da International Recfifier (www.irf.com) e é indicado para controle de servos em aplicações automotivas além de inversores comuns e inversores trifásicos.de uso geral. O circuito é operacional até 600 V e tem uma faixa de tensões de gate de 5 a 20 V. Além disso sua entrada é compatível com lógica de 3,3 V, 5 V e 15 V, sendo livre de chumbo, compatível com a RoHS.

 

Figura 6 - Circuito excitador de potência para uso automotivo.
Figura 6 - Circuito excitador de potência para uso automotivo.