O Site do Hardware Livre - OSHW

Luz de emergência (ART800)

O circuito apresentado é sugerido pela Maxim (www.maxim-is.com) consistindo num sistema de luz de emergência que utiliza três LEDs brancos de alta potência.

Sua alimentação é feita com duas pilhas AA comuns, as quais fornecerão energia para o sistema quando a energia da rede for cortada. Nessas condições os LEDs serão acessos.

Trata-se de uma excelente aplicação para ambientes domésticos, escolas, hospitais, lojas e outros lugares em que não pode haver escuridão completa em caso de um corte de energia.

O monitoramento da tensão da rede é feito por um circuito simples que aplica uma tensão de 5 V na comporta de um transistor de efeito de campo. Esse transistor chaveia a tensão da bateria para a alimentação de um par de amplificadores operacionais.

O alto rendimento do circuito é obtido graças ao emprego do LED driver MAX1848. Esse componente excita diretamente 3 LEDs brancos de alta intensidade.

Para se obter um acionamento inteligente temos dois elementos importantes a considerar nesse circuito.

O primeiro é um foto-resistor que atua como sensor, de modo a comutar os LEDs acendendo-os em caso de falta de energia, apenas na condição do ambiente se encontrar no escuro. Um corte durante o dia não provocará o acionamento do circuito. O posicionamento desse sensor deve ser tal que ele não receba a luz dos próprios LEDs que o circuito alimenta.

Outro elemento é um circuito de tempo que mantém os LEDs acesos apenas por 10 minutos, de modo a economizar as pilhas. O capacitor C1 determina esse tempo, podendo eventualmente ser alterado. Na figura 1 temos o diagrama do aparelho.

 

 

 


 

 

 

Segundo a Maxim, levando-se em conta que uma pilha comum tem uma capacidade de 2000 mAh, e que a corrente de repouso do circuito é de apenas 1 uA, a durabilidade das pilhas, nessa aplicação será da ordem de 200 anos.

Na condição de falta de energia, com os LEDs apagados depois dos 10 minutos, a corrente consumida pelo aparelho será de 7 uA, o que é um valor extremamente baixo que prolonga sua durabilidade por anos.

Quando os LEDs estão acesos, a corrente drenada é da ordem de 100 mA. A chave s1 tem por função fazer o acionamento direto dos LEDs. Mais informações sobre esse circuito podem ser obtidas no Application Note AN3444 da Maxim.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Neutralidade
Entre os que destroem a lei e os que a observam, não há neutralidade possível.
Rui Barbosa (Discurso na Argentina em 1916) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)