Circuitos simples podem servir de base para muitos projetos. Nem sempre os projetista têm "de cabeça" configurações que podem até ser consideradas relativamente simples e que os faz, muitas vezes, sofrer bastante no sentido de encontrá-las. Umsite que contenha tais configurações básicas deve ser sempre bem aceita por estes projetistas. Por este motivo consultamos manuais, datasheets, e publicações das mais diversas origens pretende trazer aos interessados configurações que possam ser consideradas úteis. Este artigo não pretende ser único e sempre que tivermos circuitos que julgarmos interessantes os levaremos a você.

 

1. Regulador de Alta tensão

A regulagem de tensões elevadas por meio de circuitos semicondutores comuns como, por exemplo, circuitos integrados e transistores pode ser resolvida com uma configuração sugerida pela Texas Instruments e que admite tensões na entrada na faixa de 70 a 125V, fornecendo em sua saída uma tensão de 50V sob corrente de até 500 mA.

O circuito em questão é mostrado na figura 1 e exige que o transistor que controla a corrente principal, do tipo TIPL762 seja montado num bom radiador de calor.

 

Regulador de alta tensão
Regulador de alta tensão

 

 

2. Monitor de Corrente

Obter uma tensão que seja proporcional a uma corrente drenada por uma carga pode ser importante em instrumentação industrial. Como, entretanto obter uma tensão relativamente alta sem causar perdas na carga e sem dissipar uma boa potência num resistor para o caso de correntes mais elevadas? Isso pode ser conseguido com o circuito da figura 2, sugerido pela National Semiconductor.

 

Monitor de corrente.
Monitor de corrente.

 

A tensão obtida na saída, em função da corrente, depende dos valores de R1, R2 e R3 e é dada pela fórmula junto ao diagrama.

O transistor de efeito de campo de uso geral admite equivalentes como o BF245. Observe que os resistores devem ser de precisão, pois eles determinam a correspondência entre corrente e tensão pela fórmula. Observe também que a fonte de alimentação deve ser simétrica, sendo aproveitada a tensão positiva da carga alimentada e monitorada.

 

3. Chave de Potência MOS-SCR

Muitos leitores talvez não conheçam ainda o MOS-SCR. Trata-se de um SCR em que a entrada é equivalente à comporta de um transistor de efeito de campo MOS, ou seja, apresenta uma impedância elevadíssima. As demais características, como tensão de disparo e corrente máxima controlada são as mesmas do MCR106 ou TICl06, para o MCR1000-4 da Motorola. Na verdade, o -4 indica que a tensão máxima entre catodo e anodo para este SCR na condição de não condução é de 200V.

Na figura 3 temos um modo de se usar este SCR num controle de onda completa para a rede de energia a partir da saída de um circuito lógico CMOS como, por exemplo, uma porta de um 4001.

 

Chave de potência com MOS-SCR.
Chave de potência com MOS-SCR.

 

Evidentemente, em função da corrente controlada o SCR precisa ser montado num radiador de calor. Da mesma forma, os diodos que formam a ponte para condução em onda completa devem ser capazes de manusear a tensão e corrente da carga.

 

4. Usando o TL783C da Texas Instruments

O circuito integrado em questão é um regulador ajustável de alta tensão da Texas Instruments fornecido em invólucro TO-220, conforme mostra a figura 4.

 

TL783C.
TL783C.

 

Datasheet do TL783C.

 

Na figura 5 temos um circuito típico de aplicação deste componente cujas características são as seguintes:

 

Uso típico do TL783C
Uso típico do TL783C

 

Características:

* Tensão máxima entre a entrada e saída: 125 V

* Dissipação máxima: 20 W

* Corrente máxima de saída: 700 mA

* Tensão de referência: 1,27 V (tip)

* Corrente mínima de saída: 15 mA