Esta seleção de circuitos de áudio faz parte do livro 100 Circuitos de Fontes de Alimentação de Newton C. Braga - Volume 2, disponível no formato virtual (breve). Nesta coleção, teremos coletâneas de diversos temas como fontes, reguladores de corrente, reguladores de tensão, circuitos de proteção, etc.

 

Fonte com Operacional 12 V x 500 mA

Este circuito foi encontrado numa Radio Electronics de julho de 1984. Ele consiste numa fonte com o 741 como regulador e o transistor que pode ser o BD135 no controle. O transistor deve ser dotado de radiador de calor. Amplificadores operacionais com FET equivalentes podem ser usados. Para uma corrente da ordem de 1 A, pode ser usado o TIP31. A tensão também pode ser alterada na faixa dos 5 aos15 V com a troca do diodo zener. A tensão de entrada deve ser pelo menos 3 V a mais que a tensão desejada na saída.

 


 

 

Fonte de 12 V x 1 A

Esta fonte de alimentação fornece 12 V de saída estabilizados. O transistor deve ser dotado de um bom radiador de calor. O primário do transformador deve ser de acordo com a rede local e o secundário deve ter uma corrente de 1 A. A fonte não é protegida contra curtos. Podem ser usados transistores TIP42 ou outros de potência com correntes de coletor de pelo menos 2 A.

 


 

 

Fonte de 12 V a Partir de Carregador de Bateria

Carregadores de bateria de 12 V fornecem uma tensão maior não regulada. Com o regulador apresentado, obtido de uma revista inglesa de 1976 é possível obter 12 V de um carregador de baterias. O circuito pode ser montado com componentes modernos e alterações que fizemos. Os demais são componentes comuns e o 2N3055 deve ser dotado de dissipador de calor. A corrente máxima indicada e da ordem de 2 A. O capacitor de 3 000 µF pode ser de 3 300 µF ou 4 700 µF.

 


 

 

Regulador Para Bateria

Este circuito consiste num regulador de tensão para baterias de 6 V com uma queda muito baixa de tensão. O transistor deve ser montado em dissipador de calor e para o BD135 a corrente máxima é de 500 mA. Pode ser usado o BC548 para correntes até 50 mA. A tensão de entrada deve ser pelo menos3 V maior do que a tensão desejada na saída. A tensão de saída será dada por Vz (Rb/Rb+Ra) e Rz depende da tensão de entrada e da tensão do zener para que tenhamos uma corrente no zener da ordem de 1 mA.

 


 

 

Estabilizador de 5 V com o 741

Este circuito mostra como se obter 5 V sob baixa corrente a partir de um amplificador operacional 741. Obtive este circuito numa publicação inglesa de 1978 fazendo alterações para tornar viável sua montagem ainda hoje. O diodo zener determina a tensão de saída e a corrente máxima de saída é da ordem de alguns miliampères. Outros amplificadores operacionais podem ser empregados. O divisor formado pelo resistor de 390 ? com o resistor de 5k6, juntamente com o zener determinam a tensão de saída.

 


 

 

Regulador Linear Para Célula Solar

Este circuito foi encontrado numa Popular Electronics de abril de 1993. Trata-se de um circuito regulador de tensão para bateria solar. R3 e R4 determinam a tensão de saída em função do número de células. Este circuito é um regulador para 125 mA de saída com uma tensão de 2,4 V, com os valores de componentes dados. Pode-se regular uma corrente maior com o uso do BD136. Neste caso, a corrente máxima fica limitada a 500 mA, devendo o transistor ser dotado de radiador de calor.

 


 

 

Fonte Para Velas de Aeromodelos

Esta fonte fornece uma tensão de 1,5 V usada na alimentação de velas de motores de aeromodelos. O circuito é de uma revista italiana de 1993, mas com as alterações que fizemos e troca de alguns componentes por equivalentes modernos ele pode ser montado com facilidade ainda hoje. O diodo Schottky admite equivalentes. Q2 deve ser dotado de radiador de calor e a entrada tanto pode ser uma fonte de pelo menos 2 A como uma bateria de carro.

 


 

 

Fonte de 6 - 9 - 12 V x 1 A - II

Na verdade, a corrente máxima de saída desta fonte depende do transformador que pode ser de 6, 7,5, 9 ou 12 V, conforme a tensão desejada e corrente até 1 A. O zener determina a tensão de saída, R1 é de 470 ? e os diodos retificadores do tipo 1N4002 ou 1N4004. O transistor deve ser dotado de radiador de calor. A filtragem pode ser melhorada com o aumento de valor de C1.

 


 

 

Fonte de 7,5 V x 1 A

Encontramos este circuito numa Hands On Electronics de 1987. Ele era indicado na época para alimentar gravadores cassete de 5 pilhas. No entanto, podemos trocar o zener e obter tensões de 6 V ou 9 V. A entrada deve ser de pelo menos 2 V a mais do que a desejada na saída. Fizemos alterações no circuito original para facilitar a montagem com componentes modernos. Q3 deve ser dotado de radiador de calor.

 


 

 

Fonte de 5 a 13 V x 1 A

Esta fonte ajustável foi encontrada numa documentação de 1979, mas todos os componentes ainda são comuns em nossos dias. O circuito integrado deve ser montado em radiador de calor e o transformador tem secundário de 1 A. O ajuste da tensão de saída é feito em P1. O transformador deve ter secundário de 15 + 15 V com uma corrente de 1 A.