Esta seleção de circuitos de áudio faz parte do livro 100 Circuitos de Áudio de Newton C. Braga - Volume 1, disponível no formato virtual. Nesta coleção, teremos coletâneas de diversos temas como osciladores, circuitos com LEDs, circuitos de potência e muito mais. Os circuitos selecionados são basicamente do tipo encontrado no processamento de sinais para aplicação em amplificadores como controles de tom, equalizadores, pré-amplificadores, etc.

 

Controle de Graves e Agudos

Este circuito pode ser agregado ao projeto de amplificadores de áudio, consistindo num bom controle de tom com um amplificador operacional. O amplificador operacional pode ser o 741 ou equivalente, e a fonte de alimentação simétrica.

O circuito é intercalado entre a fonte de sinal e a entrada do amplificador. Os potenciômetros usados devem ser lineares. Veja que os cabos de entrada e saída de sinais devem ser blindados. Para uma versão estéreo, devem ser montadas duas unidades iguais, sendo uma para cada canal.

Como o consumo é muito baixo, a alimentação pode ser obtida do próprio amplificador com o qual o controle vai funcionar. De qualquer modo, é muito importante uma boa filtragem para que não ocorram roncos. Para a versão estéreo, operacionais duplos como o LM1448 ou LM1548 podem ser utilizados.

 


 

 

Pré-amplificador RIAA

Este circuito deve ser intercalado entre um toca-discos e a entrada da mídia de gravação ou reprodução para equalizar a curva dos antigos discos de vinil casando-a com os equipamentos modernos.

Dentre as aplicações possíveis sugerimos a passagem de mídias antigas (discos de vinil) para mídias modernas como MP3, CDs, etc. O circuito deve ter alimentação simétrica e o operacional pode ser o 741. Uma excelente filtragem da fonte é importante para que não ocorram roncos.

Os cabos de entrada e saída de sinais devem ser blindados também para se evitar roncos. 4658 é um duplo 741 e os pinos entre parênteses são do outro canal usando o mesmo integrado. Podem ser usados outros operacionais duplos equivalentes ao 741 como o MC1458.

O capacitor de 10 µF ao resistor de 1k deve ser de tântalo, para maior estabilidade de ganho. Ao realizar a montagem é também importante que a placa seja projetada de modo que as distâncias entre os componentes sejam as menores possíveis. Lembramos que a equalização RIAA atenua de forma diferente as frequências da faixa de áudio de modo a casar as características de gravação dos discos de vinil.

Assim, na reprodução esta atenuação deve ser desfeita de modo que o som recupere as características originais, o que é conseguido com a ajuda deste circuito.

 


 

 

Equalizador Paramétrico

Este circuito deve ser intercalado entre a fonte de sinal e a entrada de circuitos de gravação ou amplificação. Os amplificadores podem ser do tipo 741 com fonte de alimentação simétrica e os cabos de sinais blindados. As faixas de frequências de equalização são indicadas junto a cada bloco.

Num equalizador deste tipo, a atenuação e o reforço de cada faixa de frequências pode ser ajustada separadamente. Neste circuito especificamente temos 5 canais, cujas frequências são indicadas junto a cada potenciômetro de ajuste, o qual deve ser linear. Os operacionais são todos do tipo 741 simples, mas podem ser usadas as versões duplas.

A fonte de alimentação deve ser simétrica de 6 + 6 V a 15 + 15 V com excelente filtragem. Uma fonte de uns 100 mA é suficiente para alimentar o circuito já que seu consumo é muito baixo. Para um sistema de som estéreo, devem ser montadas duas unidades como esta, sendo uma para cada canal. A fonte de alimentação pode ser única.

 


 

 

Amplificador de Supergraves

A idéia básica deste circuito é de uma revista americana Elementary Electronics de 1980, mas com algumas alterações pode ser montado com facilidade ainda hoje, com um transistor BC548 ou BC549, por exemplo. Trata-se de um filtro ativo que amplifica apenas os sons graves para aplicação num amplificador separado com um woofer de saída.

Trata-se de um circuito interessante para quem deseja implementar seu home-theater. O circuito pode ser alimentado com bateria de 9 V, pois seu consumo é muito baixo. O circuito também pode ser alimentado pela mesma fonte do amplificador que for utilizado para o woofer. Sugerimos que o amplificador seja de pelo menos uns 30 W para bons resultados.

Cabos de entrada e saída de sinais devem ser blindados, para que não sejam captados roncos, principalmente devido ao fato de que o ganho do circuito é elevado nas baixas frequências. Pode-se acrescentar uma chave que permita ao sinal passar diretamente da entrada para a saída.

 


 

 

Mixer CMOS

Este mixer digital utiliza circuitos integrados CMOS. O circuito foi publicado por nós numa revista com a qual colaboramos. Os sinais devem ser de pequena intensidade (mV) de uma fonte como um microfone, captador ou pré-amplificador.

Os cabos de entrada e saída devem ser blindados. Alterações em C1 devem ser feitas se ocorrerem ruídos do circuito comutador. Observe que a fonte de alimentação deve ser simétrica. A fonte deve ter excelente filtragem.

Duas unidades semelhantes devem ser usadas numa versão estereofônica e a fonte pode ser única. Também podem ser ligadas duas unidades em paralelo para um mixer de 4 canais.

 


 

 

Booster para Microfone

Este circuito foi obtido numa Elementary Electronics de 1980. A revista não mais existe, mas a idéia básica do circuito pode ser aproveitada com a utilização de um transistor BC548 ou equivalente. O circuito consiste num amplificador para microfone. Intercalado entre o microfone e a entrada do equipamento de áudio ele aumenta o nível do sinal, daí a denominação original de booster (reforçador).

Na verdade, podemos dizer que se trata de um pré-amplificador, termos mais comum entre nós. O circuito tanto pode ser alimentado com 9 V de uma bateria como 12 V da bateria do carro, se for este o uso. Como o consumo é muito baixo, a autonomia de uma bateria será muito grande.

Pode-se acrescentar uma chave que comuta a entrada, deixando o sinal passar diretamente sem reforço, caso isso seja necessário. A entrada é de média impedância e a saída fornece um sinal de algumas centenas de milivolts, o suficiente para excitar amplificadores de áudio comuns.

Os cabos de sinais (entrada e saída) devem ser blindados. Caso seja usada fonte de alimentação, ela deve ter excelente filtragem.

 


 

 

Pré Amplificador Para Microfone de Cristal com o 741

A configuração deste circuito foi sugerida por uma velha publicação inglesa que trata de projetos com o amplificador operacional 741. Como o 741 é ainda muito popular em nossos dias, a viabilidade do projeto se mantém.

O circuito é destinado originalmente a microfones de cristal, mas estes tipos não mais existem. No entanto, suas características permitem sua utilização com microfones cerâmicos de alta impedância. A fonte não precisa ser simétrica e tanto a entrada como saída de sinais deve ser feita com fios blindados.

O consumo do aparelho é baixo, da ordem de alguns miliampères. A impedância de saída é de 1 k, e o nível de sinal suficiente para excitar a maioria dos amplificadores comuns. O consumo é muito baixo, possibilitando o seu uso com bateria. Cabos de entrada e saída de sinais devem ser blindados, e se for usada fonte, deve ter excelente filtragem.