NOSSAS REDES SOCIAIS -

Controle de potência por toque (ART766)

Descrevemos um controle por toque de quatro canais, originalmente criado para controlar spots com lâmpadas incandescentes, mas que pode ser alterada ou utilizada em outras aplicações, até mesmo com cargas indutivas com pequenas modificações na etapa com TRIAC. O circuito é totalmente isolado da rede de energia graças ao emprego de opto-disparadores.

O circuito apresentado permite ligar uma carga de alta potência (que depende apenas do triac) com um toque num sensor resistivo.

A etapa de controle para o sensor deve usar fonte isolada da rede de energia ou mesmo pilhas, e o isolamento é obtido com o emprego de opto-disparadores do tipo MOC3020. O circuito também operará na rede de 220 V com a troca desses opto-disparadores.

Os opto-disparadores possuem opto-diacs embutidos podendo portanto disparar com facilidade Triacs que funcionam como chave de potência.

No circuito, as portas NAND disparadoras operam como inversores, levando os transistores à saturação quando a entrada é colocada no nível alto por um toque no sensor. Com isso os LEDs dos disparadores ópticos acendem disparando os Triacs correspondentes.

Veja que nada impede que mais de um sensor seja ativado ao mesmo tempo.

Na figura 1 temos o circuito completo da aplicação em que foram usados as quatro portas disparadoras do 4093. Evidentemente, numa aplicação mais simples pode ser usado um número menor de canais.

 


 

Lembramos que os Triacs devem ser montados em radiadores de calor e que as conexões para as cargas devem ser feitas com fios compatíveis com a intensidade da corrente que deve ser conduzida.

Lembramos também que esse circuito não deve ser usado com equipamentos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas eletrônicas.

Os sensores consistem em duas chapinhas de metal montadas próximas uma da outra, mas sem tocar. Essas chapinhas devem ser tocadas simultaneamente pelos dedos para que ocorra o acionamento do circuito.

A sensibilidade pode ser reduzida pela diminuição dos valores dos resistores de R1 a R4.

 

CI-1 - 4093 - circuito integrado CMOS

CI-2 a CI-5 - MOC3020 - Opto-Acopladores

Q1 a Q4 - BC558 ou equivalentes - transistores PNP de uso geral

TRIAC1 a TRIAC4 - TIC226B (110 V) - Triacs

X1 a X4 - Sensores de toque - ver texto

L1 a L4 - Lâmpadas incandescentes de 5 W a 200 W

R1 a R4 - 10 M ? x 1/8 W - resistores

R5 a R8 - 1 k ? x 1/8 W - resistores

R9 a R12 - 330 ? x 1/8 W resistores

R13 a R16 - 180 ? x 1/8 W - resistores

 

Diversos:

Fonte de alimentação isolada ou pilhas, placa de circuito impresso, radiadores de calor para os Triacs, fios, solda, soquetes para as lâmpadas, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Ser
Tudo que pode ser é. (Tout ce qui peut être, est.)
Buffon (1707 - 1788) - História Natural - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)