Este circuito mostra uma excelente fonte de alimentação para equipamentos valvulados com um choque de filtro com núcleo saturável. Esta fonte pode alimentar amplificadores com as válvulas 6L6, EL34, 6CA7, KT88, KT66 e 300B, de alta fidelidade.

 

Yoki Konda é propritário da Keletron Fontat (http://www.yojikonda.com/) que fabrica transformadores para som ambiente e fontes ).

 

Na figura 1 temos o circuito completo da fonte com entrada para 110 e 220 V.

 

 

Figura 1 - Diagrama da fonte
Figura 1 - Diagrama da fonte

 

O transformador recomendado é o Keletron/Fontat Ref. FH475/180HE. Com núcleo de grão. Os demais componentes são dados na lista de material abaixo:

 

 

No diagrama os fios indicados conforme mostra a figura 2, devem ser trançados do transformador até o filamento da válvula de modo a não haver irradiação de ronco, já que sua alimentação é feita com CA.

 

Figura 2 - Usar fios trançados na ligação dos filamentos
Figura 2 - Usar fios trançados na ligação dos filamentos

 

As ligações à massa, com o símbolo mostrado na figura 3 devem ser feitas poir barra ônibus.

 

Figura 3 - Pontos de ligação à massa
Figura 3 - Pontos de ligação à massa

 

A linha tracejada no transformador indica que ele possui blindagem eletrostática, que deve ser ligada a um terra real.

Os pontos XX são usados para filamentos de válvulas de 6,3 V. Se for usada a válvula 300 B a ligação de filamento usada é FF.

fonte de alimentação é responsável por mais de 70% da qualidade do fator de amortecimento (damping factor) de um amplificador. A fonte modelo FD420/260-HE foi desenvolvida com princípios básicos conhecidos, mas em arranjo que o torna inédito como fonte de alimentação de amplificadores valvulados.

 

1- A fonte utiliza cabo tripolar, assegurando um terra real para a blindagem eletrostática do transformador.

 

2- Atenuador RC constituido por R1 e C1, diminuindo os picos de tensão causados no ato de ligar e desligar o transformador.

 

3- Transformador com núcleo de grão orientados (GO), trabalhando em baixa temperatura, não transmitindo calor para os enrolamentos, não aumentando a resistência do cobre que poderia provocar quedas de tensão. Com blindagem eletrostática de Faraday tendo uma alta rejeição de sinais de modo comum como os surtos indiretos de raios e equipamentos elétricos e de radiofrequências. Dotado de uma derivação de 400V o que proporciona uma saída CC opcional de 360V para amplificadores como 2x EL84 que exigem menor tensão. Veja fonte FD360/150-HE (COL085)

 

4- Chave Lift On / Off, permitindo isolar ou aterrar a massa da fonte a um terra real conforme a necessidade.

5- Retificação em ponte.

 

6- Filtro de entrada indutiva por choque saturável (Swinging Choke), justamente o ponto alto deste circuito. Fontes tradicionais com entrada capacitiva possuem péssimo fator de regulagem, com níveis de tensão sem carga de 1.41 x a tensão RMS do transformador, até 0.9 x RMS na carga máxima, com oscilações que podem chegar a 55%. O sistema usando Swinging choke tem um bom fator de regulagem, mantendo a tensão de saída em 0.9 x RMS +- 10% em relação à entrada CA. A figura 4 mostra o que ocorre.

 

Figura 4
Figura 4

 

7- Resistores R7 e R8= Calculados para drenagem em relação à indutância do choque de 10H., configurado também como divisor de tensão, permitindo saída de 280V para a etapa pré-amplificadora. A terceira função como segurança, para descarga dos capacitores assim que o circuito for desligado.

 

8- Potenciômetro de filamento. Para ajuste mínimo de zumbido.

 

A empresa fabricante dos produtos KELETRON/FONTAT não se responsabiliza pelo circuito apresentado, não fabrica a fonte mencionada e nem se responsabiliza por montagens de terceiros.

Este circuito é apenas sugestões de uso de seus produtos: transformadores e choques de filtro. O circuito pode ser copiado e divulgado desde que mencionada a sua origem.

CUIDADO: Manusear com cuidado, tensões altas existentes poderão causar acidentes