Em seu Application Note 415 a Maxim (www.maxim-ic) sugere um circuito para aumentar a capacidade de excitação de LCDs grandes, sem a necessidade de recursos externos para evitar os problemas da alta capacitância apresentada. Nesta revisão de 2012 apenas indicamos que podem existir componentes mais recentes que exercem a mesma função. No site também temos circuitos diversos para a excitação de displays.

Muitos drivers LCD, para manter o número de pinos, triplicam a quantidade de sinais de excitação, o que significa a aplicação de sinais AC em três linhas comuns, e três linhas de segmentos para ativar um símbolo padrão de um display de sete segmentos.

No entanto, os displays maiores, de 1 polegada ou mais, apresentam uma elevada capacitância entre os eletros comuns e os segmentos de eletrodo, o que apresenta problemas de excitação para a maioria dos circuitos que devem fazer isso. Essa capacitância chega a alguns nanofarads em alguns casos.

Isso ocorre devido à alta impedância de saída, da ordem de 50 k ? em alguns casos, que torna difícil a excitação de cargas capacitivas. Essa elevada capacitância aliada á elevada impedância de saída faz com que o sinal AC de excitação seja distorcido o que leva ao aparecimento de sobras ou fantasmas nos segmentos.

A idéia da Maxim, para resolver esse problema consiste na introdução de amplificadores "buffers" para cada uma das três linhas comuns. Cada amplificador deve ser programado de modo independente para ter uma corrente quiescente de 10, 100 ou 1000 uA.

Assim, na aplicação mostrada na figura 1, a corrente foi programada para um valor de 100 uA.

 

Figura 1
Figura 1

 

O circuito opera com uma alimentação de 5 V, e os sinais da porta COM podem ficar entre 5 V e aproximadamente 1 V. Com essa configuração é possível alimentar displays de 1 polegada. Nas temperaturas elevadas pode ser necessário ajustar R1 para manter invisíveis os segmentos que não sejam ativados.