Apresentamos o MIC281 da Micrel Semiconductor, um sensor térmico de baixo custo para aplicações em desktops, notebooks, set-top boxes, consoles de games e aplicações diversas. Veja aqui as principais características desse componente. Na atualização de 2012 constatamos a possibilidade de serem encontrados circuitos integrados equivalentes mais modernos, inclusive do mesmo fabricante. Recomendamos a consulta.

O MIC281 é um sensor térmico digital capaz de medir a temperatura de uma junção PN remota. Ele é otimizado para aplicações de baixo custo e onde o espaço seja importante. O sensor remoto pode ser qualquer transistor de uso geral como o 2N3906 ou ainda um diodo embutido, como por exemplo, os encontrados em microprocessadores como os Pentium II/III/IV, Athlon AMD, Xilinx, e FPGAs Virtex.

O MIC280 é compatível 100% em hardware e software com o produto anterior da empresa o MIC280. A interface serial de 2 fios compatível com SMBus 2.0 é ideal para a comunicação. Os pinos de clock e dados toleram tensões de 5 V, independentemente do valor de Vdd.

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 1
Figura 1

 

O MIC281 é fornecido em invólucro SOT23-6 de 6 pinos, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Destaques:

* Sensoriamento remoto de temperatura usando junções PN comuns

* Precisão de +/- 3% de 0 oC a 100 oC

* Excelente rejeição de ruído

* Compatível com interface I2C e SMBus 2.0

* Entradas e saídas tolerantes à tensões

* Modo shutdown de baixo consumo

* Alimentação de 3,0 a 3,6 V

 

Mais informações em: www.micrel.com