O Site do Hardware Livre - OSHW

Protetor de USB (TEL052)

Sobretensões e sobrecorrentes na USB podem causar danos irreversíveis aos equipamentos. Veja neste artigo como implementar, de forma simples, um circuito protetor usando o controlador NCP361 da On Semiconductor (http://onsemi.com) e pouquíssimos componentes externos. O artigo é baseado no próprio datasheet do componente que pode ser baixado no site da empresa.

O circuito apresentado desliga o sistema do seu pino de saída no caso de uma operação incorreta do VBUS. O sistema tem uma proteção até +20 V.

A base do projeto é o NCP361 que possui um FET PMOS interno de modo que nenhum semicondutor de potência externo é necessário para se implementar a função. A desconexão é instantânea ocorrendo quando o limiar de sobretensão de 5,675 V for detectado. Neste momento o MPOS integrado desliga de modo a evitar problemas com o circuito protegido.

Dentre as aplicações sugeridas para este circuito temos os dispositivos USB, telefones móveis, periféricos, aplicações digitais pessoais, MP3 players, set top boxes.

Na figura 1 temos os dois tipos de invólucros em que o NCP361 é fornecido.

 


 

O circuito proposto para a pinagem do invólucro UDFN é mostrado na figura 2.

 


 

Analisando o diagrama de blocos do dispositivo usado é fácil entender seu princípio de funcionamento. Esse diagrama é mostrado na figura 3.

Conforme podemos ver, quando a tensão da linha alcança o valor de referência, o circuito de controle entra em ação cortando o transistor de potência de modo a isolar o pino da USB do equipamento que está sendo protegido.

 


 

Observe que existe um pino de habilitação que permite colocar o circuito no modo shut-down, sem, entretanto afetar sua capacidade de proteção. Outra função que podemos ver é a de acionar um aviso externo (flag), no caso de falha detectada, mas neste caso será necessário usar um resistor de pull-up externo.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As próximas novidades (OP190)

Mais uma vez levamos nossa palavra a todos que nos acompanham, tratando das novidades, fazendo alguns comentários e até tirando algumas dúvidas que notamos serem gerais. Continuamos com nossos eventos, com palestras que em breve proferiremos na FMU e na Faculdade de Medicina de Bauru.

Leia mais...

Vencedor
Os que vencem, seja lá de que modo, nunca disso se envergonham. (Coloro Che vincono, in qualche modo vincano, mal non ne riportano vergogno.)
Maquiavel (1469 - 1527) - As Histórias Florentinas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)