O Site do Hardware Livre - OSHW

Regulador Múltiplo com o MC34700 (ART661)

Quando um produto era desenvolvido e as suas etapas precisavam de tensões de alimentação diferentes, a solução estava na utilização de reguladores de tensão separados, cada um fornecendo a tensão exigida pela etapa. No entanto, atualmente, com uma maior necessidade de um aproveitamento racional da energia, além das limitações de espaço, com produtos cada vez menores, esta solução deixou de ser interessante e hoje a abordagem para o problema é outra. Ao pensar na utilização deste circuito num novo projeto, a recomendação que temos a fazer nesta nossa revisão de 2012 é verificar se o componente ainda pode ser encontrado, ou se existem versões mais modernas do mesmo fabricante.

Nos produtos atuais, em que diversas tensões são necessárias, a solução adotada consiste num circuito integrado único com reguladores na mesma pastilha, cada qual fornecendo numa saída a tensão necessária à aplicação. Este é o caso do MC34700 da Freescale (www.freescale.com) que abordamos numa aplicação prática neste artigo.

Este circuito integrado consiste numa fonte quádrupla de alta eficiência, contando com MOSFETs de potência on-chip e outros recursos que o tornam ideal para aplicações sofisticadas. O MC34700 opera com tensões de 9 a 18 V fornecendo correntes de 1,5 A, 1,25 a e 400 mA, a partir de seus reguladores lineares e chaveados.

Este componente possui três reguladores chaveados (2 sincronizado e um não sincronizado) além de um regulador linear de baixa queda de tensão (LDO), conforme diagrama típico de aplicação mostrado na figura 1.

 

Figura 1 - Diagrama típico simplificado de aplicação do MC34700 da Freescale.
Figura 1 - Diagrama típico simplificado de aplicação do MC34700 da Freescale.

 

Os reguladores internos chaveados são do tipo Buck, redutores de tensão) de alta eficiência. A faixa de tensões externas vai de 9 a 18 V e as saídas podem ser programadas de forma independente. A corrente máxima de saída é de 1,5 A para DC/DC1. Os outros reguladores interno DC/DC2 e DC/DC3 utilizam um retificador sincronizado na topologia no modo de tensão estes operando com uma faixa de tensão de entrada de 1,5 V a 6 V. Eles podem fornecer até 1,25 A de corrente de saída. O LDO tem uma entrada separada podendo ser conectado na saída de qualquer um dos outros reguladores ou a uma fonte externa, sendo capaz de fornecer uma corrente de 400 mA;

 

Figura 2 - Configuração dos reguladores numa aplicação típica.
Figura 2 - Configuração dos reguladores numa aplicação típica.

 

Recursos adicionais encontrados neste CI consiste em sistemas de proteção, power up e power down sequencial e também power good. Na figura 3 temos um circuito completo de aplicação.

 

Figura 3 - Circuito completo de aplicação.
Figura 3 - Circuito completo de aplicação.

 

Informações completas sobre os modos de operação e utilização podem ser obtidas no data sheet do componente disponível no site da Freescale.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Experiência
A experiência é a mestra de todas as coisas.(Rerum omnium magister usus.)
Cesar (101 44 a.C.) A Guerra Civil, II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)