Luz rítmica de três canais (ART628)
O Site do Hardware Livre - OSHW

Luz rítmica de três canais (ART628)

Este artigo descreve um projeto que pode ser facilmente implementado atualmente, mesmo tendo sido publicado há mais de um ano. Nele, escrevemos a montagem de um sistema que responde aos sons graves, médios e agudos fazendo conjuntos diferentes de luzes piscarem ao ritmo da música.

Neste artigo é descrita a montagem de um equipamento de efeitos sonoros para conjuntos musicais, casas de festas, boates, shows, teatros, muito interessante. Trata-se de um sistema que faz com que conjuntos de luzes pisquem acompanhando os sons graves, agudos e médios de um sistema de som. O sistema suporta até 800 W da lâmpadas coloridas ou comuns em cada um de seus três canais.

Num sistema de luzes rítmicas temos circuitos que controlam lâmpadas comuns a partir dos sinais de amplificadores de áudio.

Esses sinais fazem com que as lâmpadas pisquem acompanhando os sons, produzindo assim um efeito muito interessante, aproveitado em conjuntos musicais, teatros, casas de shows e em muitos outros casos.

O projeto que descrevemos é relativamente simples, possibilitando assim ao leitor montá-lo e usá-lo até mesmo nas festas em sua casa.

No nosso sistema, conforme mostra a figura 1 usamos três filtros que separam os sinais de controle em três canais diferentes.

 

Três filtros para separar os sons graves, médios e agudos.
Três filtros para separar os sons graves, médios e agudos.

 

Um dos canais utiliza os sons graves para controlar um conjunto de luzes de uma cor (por exemplo, vermelhas). O outro canal usa os sons médios para controlar lâmpadas de outra cor (por exemplo, amarelas) enquanto que o terceiro canal usa os sons agudos para controlar um conjunto de lâmpadas, por exemplo, azuis.

O resultando do funcionamento desse circuito é um efeito de luz muito interessante, com variações de cores e brilho de acordo com a música ou som que está sendo reproduzido no ambiente.

Se o leitor precisa de um equipamento desse tipo, eis a oportunidade de fazer sua própria montagem.

 

Como Funciona

Na figura 2 temos o diagrama de blocos que representa o sistema de luzes rítmicas de 3 canais.

 

Diagrama de blocos para o sistema de luzes rítmicas.
Diagrama de blocos para o sistema de luzes rítmicas.

 

Conforme podemos ver, os sinais de áudio que vão controlar o circuito são retirados da própria saída de alto-falantes ao amplificador de som.

Esses sinais passam por um resistor limitador (Rx) cuja finalidade é limitar a potência aplicada ao circuito, em função da potência do amplificador que está sendo utilizado.

A tabela abaixo, fornece valores típicos para esse resistor conforme a potência do som usado.

 

 

Potência do Som (rms)

Rx
até 10 W 10 ? x 2 W
10 a 50 W 22 ? x 2 W
50 a 100 W 47 ? x 2 W
100 a 200 W 100 ? x 2 W
200 a 500 W 330 ? x 2 W

 

Para isolar o circuito do amplificador do circuito de luzes rítmicas, que é alimentado pela rede de energia usamos três transformadores, um para cada canal.

Esses transformadores também têm por finalidade casar a baixa impedância de saída do sistema de som com a alta impedância da entrada de disparo dos dispositivos semicondutores usados no controle das lâmpadas.

No enrolamento de alta impedância de cada transformador temos um potenciômetro de ajuste de sensibilidade para o canal correspondente.

Vêm a seguir os filtros que são calculados para deixar passar determinadas faixas de freqüências, conforme mostra a figura 3.

 

Circuito para os três filtros.
Circuito para os três filtros.

 

Como não é necessário ter circuitos de alta seletividade, as faixas determinadas pelos filtros são aproximadas, podendo o leitor fazer alterações nos valores dos componentes usados.

A saída de cada filtro é ligada à comporta de TRIACs, capazes de controlar uma corrente bastante intensa.

Foram usados os TIC226 sufixo B para a rede de 110 V ou sufixo D para a rede de 220 V.

Um fusível de proteção completa o circuito, sendo esse componente intercalado entre os TRIACs e a rede de energia.

 

Montagem

Na figura 4 temos o diagrama completo do sistema de luzes rítmicas.

 

Diagrama elétrico do sistema de luzes rítmicas.
Diagrama elétrico do sistema de luzes rítmicas.

 

Uma placa de circuito impresso para os componentes menores é sugerida na figura 5.

 

Sugestão de montagem em placa de circuito impresso.
Sugestão de montagem em placa de circuito impresso.

 

Observe que as trilhas de alta corrente que saem dos terminais principais (MT1 e MT2) dos TRIACs devem ser bastante largas em vista da intensidade da corrente que devem controlar.

Os TRIACs devem ser montados em bons dissipadores de calor, principalmente se o circuito vai operar no limite de sua capacidade, ou seja, com uma boa quantidade de lâmpadas.

Para as lâmpadas foram usadas tomadas comuns onde serão ligados conjuntos de lâmpadas de cores diferentes em paralelo, conforme mostra a figura 6.

 

Lâmpadas ligadas em paralelo.
Lâmpadas ligadas em paralelo.

 

O fio de conexão a essas lâmpadas pode ser longa para que elas fiquem bem distribuídas pelo ambiente em que devem funcionar. Cuidado especial deve ser tomado com os isolamentos, pois esse circuito está conectado diretamente à rede de energia.

Os transformadores são do tipo comum usados em fontes de alimentação com enrolamento primário de 110 V ou 220 V e secundário com qualquer tensão entre 6 e 12 V e corrente na faixa de 300 a 500 mA.

Os potenciômetros existem justamente para adaptar as características desses componentes ao circuito, de modo a se fazer o ajuste para o melhor funcionamento.

Todo o conjunto pode ser instalado numa caixa de madeira ou plástico com boa ventilação para os TRIACs.

 

Prova e Uso

Para provar o dispositivo e também para usá-lo, ligue sua entrada à saída de alto-falantes de qualquer dos canais de um equipamento de som, conforme mostra a figura 7.

 

Ligação do sistema para teste e uso.
Ligação do sistema para teste e uso.

 

Ligue o equipamento de som, colocando uma música à médio volume.

Conecte na saída do sistema de luzes rítmicas, inicialmente uma lâmpada de 15 a 60 W de qualquer cor, uma em cada canal.

Ajuste então cada um dos potenciômetros para que a lâmpada correspondente a cada canal pisque com os sons graves, médios ou agudos.

Se quiser alterar a resposta de freqüência do circuito, em função das tolerâncias e características específicas dos componentes usados, modifique os capacitores C1, C2 e C3.

Depois, para usar o aparelho, é só ajustar sempre os potenciômetros em função do volume do equipamento de som com que ele for usado.

 

 

O circuito não funciona com lâmpadas fluorescentes ou eletrônicas.

 

 

TRIAC1, TRIAC2, TRIAC3 -TIC226B (110 V) ou TIC226D (220 V) - TRIACs comuns

T1, T2, T3 - Transformadores - ver texto

P1, P2, P3 - 10 k ? - potenciômetros lin ou log

Rx - Resistor conforme potência do som - ver texto

X1, X2, X3 - Tomadas comuns

F1 - 10 A - fusível

R1 - 100 ? x 1 W - resistor - marrom, preto, marrom

R2 - 120 ? x 1 W - resistor - marrom, vermelho, marrom

R3 - 1 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho

C1, C3 - 1 µF x 200 V - capacitor de poliéster

C2 - 100 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, radiadores de calor para os TRIACs, cabo de força de alta corrente (10 A), botões para os potenciômetros, caixa para montagem, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Fim de Férias (OP184)

Para os leitores que estudam ou ensinam e que nos acompanham, agosto marca o término das férias de meio ano. Também para os leitores que trabalham com eletrônica, o mês de agosto também encerra a temporada em que viajam com a família e os filhos justamente devido as férias.

Leia mais...

Silêncio
O homem que cala e ouve não dissipa o que sabe, e aprende o que ignora.
Marquês de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)