O Site do Hardware Livre - OSHW

Alarme de corte de linha telefônica (ART578)

O artigo é de 2007, mas pode ser montado com muita facilidade em nossos dias, pois todos os componentes podem ser encontrados com facilidade. Como se trata de montagem simples, utilizando componentes de baixo custo, trata-se de projeto ideal para iniciantes ou ainda para ser propostos em cursos de iniciação tecnologia ou mesmo cursos técnicos. Nele descreve-se um circuito simples que aciona um alarme quando uma linha telefônica é cortada.

Muitas pessoas já contam com um telefone celular para ser usado numa situação de emergência, o corte da linha telefônica convencional ainda é um recurso usado em espionagem, por assaltantes e outros intrusos para isolar uma residência ou inimigo cercado, evitando assim que seja pedido socorro ou ainda o envio de mensagens de alerta seja feito. Com o projeto descrito temos o disparo um alarme se houver o corte ou interrupção de uma linha telefônica convencional.

O aparelho que descrevemos, também é importante para a segurança, pois ele detecta imediatamente a presença de um agente inimigo ou de um intruso nas proximidades, tentando desativar sistemas de alarme e linha telefônica também.

O que propomos neste artigo é um simples circuito que monitora a tensão da linha telefônica, ativando um alarme caso ela desapareça, indicando o corte da linha, quer seja para isolar o local, quer seja para introduzir um equipamento de escuta.

O circuito é muito fácil de montar, usando componentes de baixo custo e sendo alimentado por pilhas (ou por fonte). Além disso, seu consumo é muito baixo, o que significa que ele pode ficar permanentemente ligado.

Damos duas versões. Uma delas, a básica ativa um oscilador de áudio com um buzzer que alerta o usuário sobre o corte da linha. A outra, ativa um relé que pode ser ligado a um sistema de segurança mais potente como uma sirene de alta potência ou mesmo um holofote que acenda justamente iluminando o local por onde passa a linha telefônica.

 

Como Funciona

O circuito usa a tensão da rede telefônica para manter um transistor em condução e com isso a entrada de uma porta do circuito integrado CMOS no nível baixo.

A saída desta porta está ligada a entrada de outra porta NAND que funciona como inversor.

Esse inversor controla justamente a operação de outra porta NAND que funciona como um oscilador de áudio cuja freqüência é determinada por R4 e C2.

Na presença de tensão na linha telefônica, o oscilador permanece inibido. Com a ausência da tensão, a saída do primeiro inversor vai ao nível baixo e com isso a saída do segundo ao nível alto, habilitando o oscilador de áudio.

O sinal de áudio gerado é amplificado digitalmente pela quarta porta do 4093 e aplicado a um transdutor piezoelétrico, ocorrendo a sua reprodução.

Na versão de potência, a saída do segundo inversor é aplicada à base de um transistor que tem por carga um relé.

O circuito pode ser alimentado por tensões de 6 a 12 V e no caso do relé, essa tensão é escolhida de acordo com esse componente.

 

Montagem

Na figura 1 damos o diagrama completo do detector de corte de linha telefônica.

 

Esquema elétrico
Esquema elétrico

 

Sua montagem pode ser feita numa pequena placa de circuito impresso com o padrão mostrado na figura 2.

 

Sugestão de layout de placa de circuito impresso.
Sugestão de layout de placa de circuito impresso.

 

Os diodos são de uso geral, por exemplo, 1N4148 ou mesmo retificadores como o 1N4004.

A tensão de trabalho do capacitor eletrolítico deve ser de pelo menos 12 V.

Como transdutor usamos um fone piezoelétrico de alta impedância. Não servem alto-falantes ou transdutores de baixa impedância.

No entanto, o leitor pode modificar um pouco o circuito agregando uma etapa transistorizada para acionar um pequeno alto-falante, conforme mostra a figura 3.

 

Acionando um alto-falante.
Acionando um alto-falante.

 

Para uma versão de áudio com potência maior e alto-falante, pode ser usado o TIP31 ou TIP115 (Darlington) com alimentação de 12 V, mas esse componente deve ser dotado de um bom radiador de calor e o circuito alimentado por fonte de pelo menos 1 A. Essa versão é mostrada na figura 4.

 

Versão com mais potência
Versão com mais potência

 

Também existe a possibilidade de se usar um FET de potência com alimentação até 15 V, excitando um alto-falante de pelo menos 20 cm de diâmetro em caixa apropriada.

O conjunto cabe numa pequena caixa plástica que deve ter duas garras na ponta de fios para conexão à linha telefônica. O circuito será alimentado por quatro pilhas pequenas ou bateria de 9 V.

Na figura 5 mostramos como fazer a conexão de uma etapa de acionamento de relé para controle de um alarme potente externo.

 

Conexão para alarme potente externo.
Conexão para alarme potente externo.

 

O relé deve ter tensão de acionamento de acordo com a bateria usada. A corrente deve acionamento deve ser de 50 mA, no máximo.


Prova e Uso

Ligue o aparelho a uma linha telefônica comum, colocando as pilhas no suporte ou o conector na bateria. Não deve haver a emissão de som algum.

Se houver emissão de som, altere o valor de R1, reduzindo-o até que o som desapareça. Isso pode ser necessário em função da tensão específica da linha monitorada que, por motivos diversos, pode estar abaixo do normal.

Desligando por um instante qualquer dos fios de conexão à linha, o aparelho deve emitir som.

Para alterar o som, basta mudar de valor de R3 que pode ser de 10 k ? a 100 k ?.

Para testar a versão com relé, verifique se o relé dispara quando a conexão à linha telefônica é desfeita.

 

CI-1 - 4093 - circuito integrado CMOS

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

D1 a D4 - 1N4148 ou 1N4004, Diodos de silício

BZ - Transdutor piezoelétrico

R1 - 220 k? x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho amarelo

R2 - 100 k? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, amarelo

R3 - 47 k? x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, laranja

C1 - 10 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

C2 - 47 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

C3 - 100 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

B1 - 6 ou 9 V - 4 pilhas ou bateria

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas ou conector de bateria, caixa para montagem, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Aniversário (OP182)

Este é um mês especial para nós. Completamos nosso nono ano de existência, com muito trabalho e ainda sem esgotar a vasta coleção de coisas que temos para levar aos nossos seguidores. São novos artigos, artigos antigos para serem recuperados, pois têm valor apenas histórico como didático, novos canais como os vídeos no Youtube, novos livros e uma grande programação de palestras e eventos.

 

Leia mais...

Liberdade
A liberdade é o direito de se fazer tudo que as leis permitem. (La liberte est le droit de faire tout ce qui les lois permetent.)
Montesquieu (1689 0 1755) O Espírito das Leis. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)