Este artigo, publicado em 2006, é bastante atual e interessante. Com o circuito descrito é possível colocar a voz num sistema de som, que esteja tocando música, cortando a música. Trata-se de projeto ideal para sistemas de música ambiente, estúdios de gravação, rádios comunitárias, clubes, escolas, etc. Quando se fala diante de um microfone, automaticamente o circuito corta a música ambiente e coloca no sistema o sinal do microfone. A sobreposição da voz cortando a música é feita pelo simples pressionar de um botão. Com ele podemos criar um sistema de avisos, anúncios, etc. As características do circuito possibilitam sua utilização com a maioria dos equipamentos comuns de som.

O circuito de sobreposição de voz que apresentamos aqui é extremamente simples de montar podendo ser usado de diversas maneiras como citamos na introdução e que podem ser melhor detalhadas a seguir:

 

* Numa loja, ao se atuar sobre o interruptor de pressão e falar no microfone, a música ambiente é cortada entrando o som desse microfone.

* Numa estação comunitária ele serve para cortar o programa de música quando o locutor quiser falar.

* Uma outra aplicação consiste em se usar um sensor para o acionamento, caso em que uma lâmpada acende e a pessoa que atuou sobre o sensor pode falar.

 

Alimentado com uma tensão de 12 V o circuito conta com um excelente pré-amplificador para microfone de eletreto, o que garante a qualidade do sinal de áudio produzido pelo microfone.

O circuito tem apenas dois ajustes: intensidade dos sinais de modo que música ambiente e som do microfone possam ser aplicados no transmissor, amplificador ou outro equipamento com igual amplitude.

 

Como Funciona

O circuito consiste num pré-amplificador de áudio para um microfone de eletreto que ao ser alimentado também comuta um relé.

O relé faz a troca do sinal de entrada que consiste na música ou programa pelo sinal do microfone.

O pré-amplificador é formado por dois transistores de baixo nível de ruído e alto-ganho de modo a proporcionar a qualidade de som exigida por esse tipo de aplicação.

Dois potenciômetros permitem ajustar os níveis dos sinais de áudio que devem ser aplicados à saída. Para um sistema simples de música ambiente, esse sinal é aplicado à entrada de um amplificador comum e tem na sua entrada um CD player ou outro equipamento, conforme mostra a figura 1.

 

Esquema de ligação.
Esquema de ligação.

 

O consumo do aparelho depende basicamente do relé usado, podendo ser usada uma fonte simples como a mostrada na própria aplicação ou ainda uma bateria de 12 V (8 pilhas pequenas). Como o circuito só consome nos breve intervalos em que ele é acionado, as pilhas terão uma grande durabilidade nessa aplicação.

 

Montagem

Na figura 2 temos o circuito completo do projeto apresentado.

 

 

Diagrama completo do sistema.
Diagrama completo do sistema.

 

A montagem pode ser feita numa pequena placa de circuito impresso ou mesmo numa matriz de contactos. Para a montagem em placa, damos uma sugestão de disposição de componentes na figura 3.

 

Sugestão de placa do circuito impresso.
Sugestão de placa do circuito impresso.

 

Como se trata de circuito de alto-ganho, é preciso tomar o máximo cuidado para que não ocorra a captação de zumbidos. A montagem deve ser feita em caixa blindada e os cabos de áudio devem ser blindados.

Os transistores admitem equivalentes e os capacitores eletrolíticos devem ter tensões de trabalho de 12 V ou mais. O relé é do tipo sensível de 50 mA de bobina e 12 V de acionamento.

Os potenciômetros são lineares tanto do tipo rotativo como deslizantes. A chave de acionamento pode ser a que existe em muitos microfones, caso em que será mais fácil a operação do aparelho.

 

Ajuste e Uso

Basta ligar a fonte de sinal na entrada de áudio (programa) e a saída ao amplificador ou transmissor.

Ajusta-se inicialmente P2 para que o programa seja transmitido ou reproduzido com a intensidade desejada. Depois, ao se pressionar S1, ajusta-se P1 ao mesmo tempo em que se fala no microfone, para que a voz seja reproduzida com a intensidade desejada.

Se o som estiver muito agudo ou estridente pode-se ligar entre a base de Q1 e o terra da alimentação um capacitor de 100 pF a 10 nF para fazer a equalização.

 

 

Q1, Q2 - BC549 ou equivalente - transistor NPN de alto ganho e baixo ruído

MIC - Microfone de eletreto de dois terminais

C1 - 22 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

C2, C3, C4 - 100 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

C5 - 220 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

R1, R5, R6, R7 - 1 k ? x 1/8 W - resistores - marrom, preto, vermelho

R2 - 22 k ? x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, laranja

R3 - 56k ? x 1/8 W - resistor - verde, azul, laranja

S1 - Interruptor de pressão NA (ver texto)

B1 - 12 V - bateria ou fonte

K1 - 12 V x 50 mA - relé

P1, P2 - 10 k ? - potenciômetros lin ou log

J1, J2 - jaques de entrada e saída

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios blindados,, solda, etc.