Escrito em 2005 este artigo aborda a elaboração de circuitos divisores de frequência com ciclos ativos de 50%. Na época, diversos artigos anteriores haviam sido publicados com aplicações de divisores de diversos tipos, mas em muitos casos, sem que o sinal obtido tivesse um ciclo ativo de 50%. Os circuitos de então, usando tecnologia TTL e CMOS faziam divisões por valores pares e ímpares, ocorrendo o problema do ciclo ativo principalmente no caso dos divisores ímpares. Neste artigo veremos como obter divisão por números ímpares resultando em sinais com 50% de ciclo ativo.

A utilização de flip-flops e alguns elementos adicionais permite a divisão de freqüência de sinais retangulares por qualquer número inteiro com facilidade.

No entanto, as configurações mais usadas não fornecem sinais com 50% de ciclo ativo, ou seja, o tempo no nível alto não é igual ao tempo no nível baixo.

Em muitos casos, isso não é um fato relevante, no entanto, existem aplicações sensíveis a isso e a necessidade de um circuito com ciclo ativo de 50% pode ser absoluta.

Vejamos como implementar de forma simples, usando como base flip-flops do tipo D (tanto TTL como CMOS) divisores com sinais quadrados (50% de ciclo ativo).

 

a) Divisor por 3

Na figura 1 mostramos a configuração típica de um divisor por 3, feito da forma tradicional com dois flip-flops e uma porta AND.

 

 

Um divisor por 3.
Um divisor por 3.

 

As formas de onda obtidas são dadas junto ao diagrama básico observando-se que realmente, não temos um ciclo ativo de 50% mas menor (33%).

Utilizando um flip-flop a mais e duas portas (AND e NOR) podemos facilmente alterar o circuito original e com isso obter um sinal com 50% de ciclo ativo, conforme mostra a figura 2.

 

Obtendo um sinal com 50% do ciclo ativo.
Obtendo um sinal com 50% do ciclo ativo.

 

Evidentemente, a freqüência máxima de clock deve ser calculada em função do tempo de trânsito do sinal pelos três flip-flops.

 

b) Divisor por 6

Acrescentando um flip-flop J-K podemos fazer uma divisão adicional por 2, conforme mostra a figura 3.

 

Uma divisão adicional por 2.
Uma divisão adicional por 2.

 

No entanto, para manter o ciclo ativo de 50% é preciso contar com portas adicionais conforme mostra a mesma figura.

Nessa figura temos as formas de onda obtidas nos diversos pontos, observando-se os pontos em que os sinais não têm os ciclos ativos de 50%.

 

|c) Divisor por 9

A divisão por 9 com um ciclo ativo para o sinal de saída de 50% exige um circuito mais complexo. Esse circuito é mostrado na figura 4.

 

Um divisor por 9
Um divisor por 9

 

Veja então que são necessários flip-flops do tipo D e também flip-flops do tipo F.

As formas de onda dos diversos pontos, inclusive aqueles em que o ciclo ativo não é 50%, são mostradas na mesma figura.

 

d) Divisor por 12

A divisão por 12 pode ser implementada com o uso de 4 flip-flops tipo J-K e algumas portas AND adicionais, conforme mostra a figura 5.

 

Um divisor por 12.
Um divisor por 12.

 

As formas de onda obtidas nos diversos pontos do circuito são mostradas na mesma figura. Observe que existem diversos pontos em que os ciclos ativos são bem diferentes dos 50%.

 

Conclusão

Os circuitos básicos mostrados se aplicam às tecnologias TTL e CMOs, bastando levar em conta as características de cada um.

Em especial devem ser observadas as velocidades máximas de operação, que vão determinar justamente a freqüência máxima do sinal de entrada.

Para os circuitos CMOS essa velocidade está intimamente ligada à tensão de alimentação e no caso dos TTL, o leitor que precisar de velocidades maiores pode contar com as diversas sub-famílias.

Levando em conta o modo como os flip-flops e demais funções são usadas, o leitor que domine as técnicas de projetos digitais, principalmente o manuseio dos Mapas de Karnaugh poderá facilmente implementar divisores para outras freqüências com ciclos ativos de 50% para os sinais de saída.