NOSSAS REDES SOCIAIS -

Os veículos do futuro (ART4506)

Evidentemente, quando se fala em tecnologia, as mudanças que ocorrem em nossos dias são muito rápidas para podermos afirmar que aquilo que estamos prevendo para o futuro já esteja, na realidade, saindo de algum centro de pesquisas e desenvolvimento. Isso está ocorrendo no mundo do carro elétrico. Assim corremos o risco de que algumas das previsões que estejamos fazendo quando escrevemos este artigo (setembro de 2020), já estejam na realidade sendo anunciadas e até resultando em novos produtos.

De qualquer forma, fazer uma breve análise do que está ocorrendo no mundo do veículo elétrico (EV), incluindo, não apenas os carros de uso comum, mas veículos de uso especializados e certamente os veículos autônomos, por dar muitas ideias para os projetistas que estão em busca de num novo produto para colocar no mercado, uma nova ideia para agregar a uma linha de produção de veículos já existente, ou uma nova aplicação de apoio para um local que já faça uso de veículos elétricos.

Temos então diversos campos da tecnologia que, em especial, estão diretamente ligados aos veículos elétricos. Vamos analisar alguns desses itens, tentando prever o que pode vir no futuro.

 

a) Energia e Armazenamento

Não precisamos falar do aperfeiçoamento que estão ocorrendo nas formas de armazenar energia para utilização em veículos elétricos. Os supercapacitores estão cada vez mais eficientes no armazenamento de energia, com valores muito altos, que os tornam concorrentes diretos das baterias comuns.

 


 

 

No entanto, novas tecnologias para baterias estão tirando a principal desvantagem que este tipo de armazenamento tem em relação aos supercapacitores: o tempo de carga.

Já se fala em baterias que podem ser carregadas em questão de segundos, e até a possibilidade de se trabalhar com refil, quando uma bateria descarregada seria substituída no próprio posto por uma carregada, o que segundo se cronometrou num teste, levaria menos tempo do que o necessário para encher um tanque de combustível tradicional.

Nesta parte de fornecimento de energia, além dos dispositivos eletrônicos de armazenamento em si, um suporte de produtos ligados à carga e seu monitoramento, exige uma tecnologia eletrônica apropriada.

São os componentes de potência como diodos, IGBTs e outros semicondutores, além dos circuitos de monitoramento e de tratamento da energia em função da sua fonte.

É claro temos nas aplicações relacionadas um nicho importante para o desenvolvimento de projetos.

Um ponto importante é justamente o que está relacionado com a possibilidade de se utilizar fontes alternativas de energia. Carregadores que sejam alimentados por geradores eólicos, painéis solares e outros, consistem em alternativas importantes de produto para ser colocado no mercado.

 

b) Inteligência Artificial e segurança

Um dos setores que mais chama a atenção quando se trata das aplicações automotivas, não apenas de veículos elétricos, é a utilização de recursos que envolvam inteligência artificial (IA).

Não estamos apenas levando em conta as suas aplicações nos veículos autônomos, mas também em qualquer veículo de uso comum.

Um exemplo pode ser dado pelos sistemas de estacionamento automático, pelos sistemas de piloto automático que permitem detectar quando você sai de sua faixa, quando se aproxima demais do veículo que vai à frente, o quando se detecta um pedestre descuidado exigindo uma freada ou desvio automático.

Nesse ponto, devemos considerar os recursos de segurança, que certamente serão os que mais envolverão a inteligência artificial do carro do futuro (e do presente) com a criação de muitos produtos.

A ideia de tornar o veículo (quer seja ele autônomo ou não, ou o combustível que use) uma criatura pensante não é nova. Asimov, em um conto dos anos 70 falava em automóveis veículos, que depois de “aposentados” em um retiro, que conversavam falando dos “bons tempos” enquanto aguardavam a hora de ser desmontados.

Chegaremos a tanto? Veículos que, como robôs, serão (quase) como membros de nossa família, se comunicando conosco, sabendo de nossos hábitos, avisando-nos quando passamos perto de um restaurante que serve um petisco que gostamos (O Google já faz isso com nosso celular – logo seu carro vai fazer amizade com ele.).

Enfim, como no celular, a inteligência artificial, não apenas estará no carro, mas interagirá com outros produtos, seu celular e mesmo você. Quais produtos podem ser criados ainda atendendo essa tenência?

 

c) Comunicações

Este é um campo de grandes possibilidades de desenvolvimento de produtos para a eletrônica embarcada do futuro. Não apenas os sistemas que já existem hoje com redes que permitem integrar seu celular com uma central de multimídia, GPS e outros poderão estar presentes no seu carro.

Já temos diversos recursos importantes que integram muitos modelos atuais e que servem como modelo para ideias de novos produtos para o futuro.

Os sensores que se comunicam com o carro e com você abrem uma ampla gama de aplicações. Podemos citar os sistemas de monitoramento da pressão dos pneus como exemplo, mas muito mais pode ser feito.

Sensoriamento do ar ambiente e do ar externo, determinando o modo de funcionamento do ar condicionado é um exemplo de aplicação que ainda não vimos nos carros.

Recursos de ionização, esterilização e higienização são recursos que podem abrir campo para produtos pós-pandemia.

E, é claro, recursos mais amplos como o acesso à internet e satélites.

Veja que o desenvolvimento de projetos nas aplicações envolvidas exige do projetista um conhecimento em diversas áreas. Trabalhar com componentes de potência, com RF, com placas de desenvolvimento em sistemas sem fio exige um bom conhecimento de quem pretende desenvolver um produto.

 

d) Interface homem-máquina (IHM)

Se bem que o carro se torne cada vez mais uma entidade autônoma, ele ainda precisa de uma interação muito eficiente com o motorista assim como com os passageiros.

Existem muitos fatores interessantes que estão presentes num ambiente como o interior do carro e que podem abrir campo para produtos interessantes.

O cancelamento de ruídos é algo interessante que pode ser aplicado, não apenas nos veículos comuns, mas também em veículos industriais e para aplicações específicas em ambientes muito ruidosos.

A ideia envolvida é a de gerar um ruído igual ao que perturba, mas com a fase oposta de modo que eles se cancelem. Isso tem sido usado até mesmo em alguns veículos comuns, mas existem alguns pontos a serem considerados ainda.

 

e) Outros campos: eletrônica embarcada, propulsão, suporte (carregadores), manutenção etc.

Podemos citar uma infinidade de aplicações adicionais que podem ser aplicadas aos veículos elétricos, dando origem a produtos lucrativos para seus desenvolvedores.

Vejam que esses produtos não estão apenas ligados a um possível fornecimento ao fabricante do veículo, mas podem ser vendidos separadamente como acessórios, que é um ramo de negócios muito importante.

Já falamos de dispositivos de higienização, podemos incluir segurança e acessórios para transporte de animais de estimação (pets), produtos para pessoas com necessidades especiais etc.

Para a parte de propulsão e carregadores também existem infinitas possibilidades de desenvolvimento de produtos.

Os fabricantes de componentes eletrônicos oferecem muitas soluções já preparadas para atender um cliente que necessite delas. A texas Instruments, por exemplo, apresenta em seu site soluções tanto para veículos elétricos (EV) como veículos híbridos (EHV) e também motos elétricas, atendendo a diversas necessidades de otimização de um projeto. Veja em: https://www.ti.com/applications/automotive/hev-ev-powertrain/overview.html

Na figura temos um exemplo de projeto de referência para um conversor buck de alta tensão para moto elétrica (E-motorcycle) da Texas instruments que pode ser acessado em: https://www.ti.com/tool/PMP22557

 

Conversor buck para moto elétrica
Conversor buck para moto elétrica

 

A própria manutenção desses veículos também oferece oportunidades para os desenvolvedores, abrangendo itens que não são previstos numa garantia envolvendo partes mais críticas. Podem ser criados produtos de estética, limpeza e muito mais com o uso da eletrônica.

Apenas como informação para mostrar o que é possível, podemos ter aspiradores de uso automotivo que incluam no seu bico o emissor ultravioleta para esterilização.

Há muito para ser criado tornando-se em fonte de renda para os que possuam imaginação.

 

 

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Note
De noite os defeitos se ocultam.
Ovídio (43 a.C. 17 d.C.) Arte de Amar - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)