O Site do Hardware Livre - OSHW

Módulo amplificador de 8 Wrms (ART502)

Amplificadores de potência de áudio são a etapa final de uma grande quantidade de projetos eletrônicos. A possibilidade de se contar com um módulo pronto para aplicação ou experimentação é algo que pode interessar a muitos leitores, principalmente os que fazem desenvolvimento de projetos. O amplificador que descrevemos tem excelente potência (8 Wrms ou 30 Wpmpo), com alimentação de 8 a 18 V e usa pouquíssimos componentes. Trata-se de uma solução ideal para o desenvolvimento de projetos.

Projetos de intercomunicadores, receptores de diversos tipos, sirenes, sistemas de aviso, caixas amplificadas para instrumentos musicais e computadores exigem amplificadores de áudio de boa potência.

Uma solução interessante é a que se baseia em circuitos integrados específicos que exigem poucos componentes externos, possuem excelente rendimento e características de potência e distorção de qualidade. O TDA2002, também especificado como uPC2002 é um desses circuitos integrados.

O TDA2002 pode fornecer potências que chegam aos 8 Wrms ou 30 Wpmpo com pouquíssimos componentes externos e tem uma sensibilidade de apenas 50 mV para plena potência. Muitos equipamentos comerciais usam este módulo tanto pela sua facilidade de obtenção como pelo seu baixo custo.

O projeto que damos é de um módulo amplificador básico com este amplificador e que pode ser usado como etapa de saída de áudio em projetos como:

* Amplificadores para instrumentos musicais

* Amplificadores para computadores

* Caixa de graves econômica (Bass Booster)

* Intercomunicadores

* Sirenes

* Sistemas de Aviso

* Receptores de comunicações e rádio

 

Com dois módulos deste tipo o leitor pode elaborar um sistema estéreo de 60 Wpmpo e com quatro módulos, um sistema de 120 Wpmpo.

Com o uso de filtros, módulos podem ser usados para amplificar graves, médios e agudos em sistemas de som de diversos tipos.

 

O TDA2002

O circuito integrado TDA2002 é um amplificador de potência, basicamente projeto para aplicações em toca-fitas e auto-rádios.

 

Tensão de Alimentação (Vs)................8 a 18 V

Corrente Quiescente (Is) .....................45 a 80 mA

Potência de saída (Po)

d = 1-%, RL = 2 ? .................4,8 W (min)

Vs = 16 V , RL = 2 ? .............10 W (tip)

 

Sensibilidade:

Po = 0,5 W , RL = 4 ? ..........15 mV

Po = 6 W , RL = 2 ? ............. 50 mV

Resposta de Freqüência............. 40 a 15 000 Hz

Ganho de tensão (Gv)..................80 dB (open loop)

 

COMO FUNCIONA

O circuito integrado TDA2002 reúne em seu interior todos os componentes básicos necessários à elaboração de um amplificador completo.

Apenas os capacitores de maior valor são externos e a rede de resistores formada por R1 e R2 que determina o seu ganho. A relação entre os valores desses componentes determina o ganho de tensão do circuito que no nosso caso foi fixado para 100 vezes.

A rede formada por C6 e R3 é um "bootstrap", ou seja, uma rede que compensa as características indutivas do alto-falante de modo a manter constante a impedância de saída, e com isso as características do amplificador.

A corrente exigida pelo circuito à plena potência com alimentação máxima chega aos 3,5 A, o que significa que, neste caso, uma boa fonte deve ser utilizada na sua alimentação. A filtragem dessa fonte também é muito importante.

Na entrada de alimentação temos dois capacitores que devem ser montados os mais próximos quanto seja possível do pino de alimentação do circuito integrado. O capacitor de maior valor serve como filtro para as variações de corrente quando o amplificador opera com sinais de áudio. O capacitor de menor valor serve para desacoplar as componentes de alta freqüência do circuito evitando instabilidade, já que o capacitor eletrolítico, por suas características indutivas não consegue fazer isso.

A impedância da carga influi na potência, no entanto, ela não pode ser menor do que 2 ?. Com impedâncias maiores do alto-falante, o circuito opera perfeitamente, mas sua potência será um pouco menor.

O circuito incluí o potenciômetro de controle de volume mas, dependendo da aplicação, este controle pode fazer parte dos blocos anteriores do projeto como um pré-amplificador com controle de tom, etc.

 

MONTAGEM

Na figura abaixo temos o diagrama completo do módulo amplificador usando o TDA2002.

 

O diagrama completo do amplificador.
O diagrama completo do amplificador.

 

A placa de circuito impresso para a montagem deste amplificador é mostrada na figura abaixo.

 

A placa de circuito impresso do amplificador.
A placa de circuito impresso do amplificador.

 

Observe que as trilhas de alimentação e terra, por onde circulam as correntes mais intensas, assim como a da saída do alto-falante, devem ser mais largas.

O circuito integrado deve ser dotado de um bom radiador de calor. Na montagem a polaridade dos capacitores eletrolíticos deve ser observada.

A tensão de trabalho dos capacitores eletrolíticos deve ser de 16 V ou mais e os demais capacitores devem ser cerâmicos de boa qualidade.

O alto-falante externo deve ter pelo menos 10 cm de diâmetro com impedância de 2 ? a 16 ?. Para 2 ? é possível fazer a ligação de dois alto-falantes de 4 ? em paralelo, como mostra a figura abaixo.

 

Ligação de dois falantes em paralelo.
Ligação de dois falantes em paralelo.

 

O alto-falante deve ser capaz de manusear a potência do amplificador. Lembramos que de nada adianta gastar muito num alto-falante de 100 W quando o amplificador só pode fornecer 8 W.

A fonte de alimentação para o circuito é mostrada abaixo.

 

Fonte de alimentação sugerida.
Fonte de alimentação sugerida.

 

Para um módulo, operando com uma tensão em torno de 12 V, o transformador pode ter uma corrente de 3 A ou mais. Para mais de um módulo a corrente do secundário do transformador deve ser aumentada proporcionalmente.

O cabo de ligação da fonte ao módulo deve ser curto e grosso para que não ocorram instabilidades ou a captação de zumbidos. O cabo de entrada dos sinais deve ser blindado pelo mesmo motivo.

 

PROVA E USO

Confira toda a montagem antes de passar à prova. Para provar o amplificador basta ligá-lo à fonte de alimentação.

Observe se o circuito integrado não se aquece demais. Se isso ocorrer logo ao ligar confira novamente a montagem.

Aplique um sinal na entrada e veja a sua reprodução. O sinal pode ser obtido da saída de fonte de um radio AM/FM ou CD player, conforme mostra a figura abaixo.

 

Sugestão de montagem do amplificador.
Sugestão de montagem do amplificador.

 

Para usar o amplificador com fontes de baixa intensidade com captadores de violão e guitarra, microfones, etc. é preciso usar um circuito pré-amplificador.

 

 

Semicondutores:

CI-1 - TDA2002 ou uPC2002 - circuito integrado, amplificador de potência de áudio

Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 220 ? - vermelho, vermelho, marrom

R2 - 2,2 ? - vermelho, vermelho, dourado

R3 - 1 ohm - marrom, preto, dourado

P1 - 47 k ? - potenciômetro log

Capacitores:

C1 - 10 µF - eletrolítico

C2 - 470 µF - eletrolítico

C3, C6 - 100 nF - cerâmico

C4 - 100 µF - eletrolítico

C5 - 1 000 µF - eletrolítico

Diversos:

FTE - Alto-falante de 2 a 8 ? - ver texto

Placa de circuito impresso, radiador de calor para o circuito integrado, cabo blindado, jaque de entrada, fios, solda.

Material Para a Fonte:

D1, D2 - 1N5404 - diodos retificadores de silício

LED1 - LED vermelho comum

T1 - Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 12 + 12 V x 3 A - ver texto

F1 - Fusível de 2 A

R1 - 1 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho

C1 - 4 700 µF x 25 V - capacitor eletrolítico

Diversos:

Placa de circuito impresso, cabo de força, suporte para o fusível, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Trabalho
O trabalho persistente vence tudo. (Labor omnia vincit improbus.)
Virgílio (70-19 a.C.) - Geórgicas I - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)