O Site do Hardware Livre - OSHW

Sintonizador de antena (ART440)

Para os leitores que ainda usam rádios de ondas curtas, este circuito publicado em 1996 pode ajudar a melhorar a recepção. O circuito também funciona com rádios de ondas médias, melhorando a recepção de estações distantes. O circuito deve ser usado com antenas longas, e sua saída ligada à entrada de antena do receptor. A efiuciência depende da da eventual existência de ruídos e interferências em excesso na regiião.
O circuito é passivo ajudando apenas a evitar a interferência de estações próximas.

Ocorre, entretanto, que o comprimento dessas antenas não casa com a frequência dos sinais captados e isso significa que nem sempre o melhor rendimento é obtido na recepção.

Como um casamento fixo da antena não é possível, pois estamos sempre mudando de estação, a solução consiste em se sintonizar a antena de acordo com a estação que está sendo captada, de modo a se obter a melhor recepção.

Esse casamento é feito por meio de um dispositivo denominado sintonizado de antena que ligamos entre a antena externa e a entrada de antena do receptor de ondas curtas (ou médias).

O casador de impedâncias que descrevemos pode ser usado na faixa de 500 kHz a 30 MHz com qualquer tipo de antena externa (e mesmo internas de dimensões na faixa de 2 a 4 metros) proporcionando uma excelente melhoria nas condições de recepção das estações mais fracas e distantes.

O circuito é composto de uma bobina com tomadas que ajuda a casar a impedância da antena com a entrada do receptor e de um variável que ajusta a sintonia da antena até o ponto de maior rendimento.

Na figura 1 temos o diagrama completo do sintonizador de antena.

 

Diagrama completo do sintonizador.
Diagrama completo do sintonizador.

 

Na figura 2 temos o aspecto da montagem, devendo o conjunto ser instalado no interior de uma caixa de plástico ou madeira para melhor utilização.

 

Montagem feita numa ponte de terminais.
Montagem feita numa ponte de terminais.

 

A bobina L1 é enrolada num bastão de ferrite de 0,5 a 1 cm de diâmetro e de 15 a 30 cm de comprimento (tente aproveitar este bastão de um radinho fora de uso). Enrole fio 26 a 28 esmaltado fazendo da seguinte forma: partindo do ponto O (fixe o fio com fita adesiva) enrole 20 voltas e faça uma tomada ou derivação que vai ser ligada em J5. Enrole mais 20 voltas e faça a derivação que corresponde à J4. Enrole mais 20 voltas e faça a derivação de J3 isso até chegar a J1 que termina o enrolamento.

Para soldar os fios esmaltados na ponte de terminais raspe sua ponta pois, pelo contrário, a solda não vai "pegar".

O capacitor variável pode ser aproveitado de qualquer rádio AM comum, inclusive de modelos antigos com separação entre as placas pelo ar como os encontrados em rádios valvulados. Verifique, entretanto, se as placas não estão raspando umas nas outras, pois se isso ocorrer o componente não serve para uso.

Para fazer a conexão da antena e terra do rádio use fios com garras e para a entrada da antena e terra use uma tomada do tipo antena/terra como as encontradas nos televisores.

Para usar, ligue a antena externa em A e o ponto T a uma boa terra ou ao outro elemento da antena, se for um dipolo. Os pontos A e B devem ser ligados a antena e terra do receptor.

Sintonize uma emissora fraca e depois com a garra PP1 escolha as posições de J1 a J5 que resulte no melhor sinal. Ajuste depois, de modo fino, o capacitor variável para a melhor recepção.

Normalmente, ajustando-se o circuito para uma estação, o retoque não será necessário se vamos ouvir estações de frequências próximas.

O sintonizador de antena também ajuda a eliminar determinados tipos de interferências pois ele atua sobre a diretividade da antena.

 

L1 - Bobina de antena - ver texto

 

CV - variável de 120 a 360 pF de qualquer tipo - ver texto

 

Ponte de terminais, ponte tipo antena/terra, botão para o variável, bastão de ferrite, fios esmaltados, garras jacaré, caixa para montagem, etc.

 

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Campus Party e Outros Eventos (OP187)

Em 16 de fevereiro participamos da Campus Party – São Paulo, proferindo palestra sobre as Novas Tecnologias e o seu Impacto em Nossas Vidas. O tema abordado, bastante atual, atraiu muitos visitantes, conforme nossos leitores podem ver pelas fotos que postamos no Instagram e no Facebook.

Leia mais...

Amigos
Fazer amigos não é tudo. É mister conservá-los.
François DAmbroise - Citado por Afonso Arinos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)