Podemos transmitir os sinais captados por uma câmera comum de TV ou um programa gerado a partir de um aparelho de videocassete para televisores colocados nas proximidades em casas e apartamentos vizinhos, usando este aparelho. Com uma antena externa é possível alcançar algumas centenas de metros, operando uma estação experimental de TV. Dentro de um clube, condomínio ou mesmo escola, você poderá gerar programas de forma bastante simples.

 

As estações de rádio FM comunitárias estão proliferando e até causando problemas em virtude de não operarem com potências baixas e desobedecerem as restrições impostas pela lei. Na verdade, algumas delas chegam a ter centenas de watts jogados sem qualquer critério numa antena externa de alto rendimento, causando assim, interferências até em serviços de navegação aérea.

O que propomos neste artigo é um pequeno transmissor que pode ser operado como uma emissora de uso doméstico ou experimental de pequeno alcance para sinais de TV. Os sinais desse transmissor podem ser ajustados para operar num canal livre da faixa inferior de VHF entre os canais 2 e 6.

Como a sua potência é pequena, convenientemente usado ele não deverá causar problemas a vizinhos e, evidentemente, não devem ser feitas modificações que levem a um aumento da potência.

Damos também o circuito de uma etapa de potência que poderá ser agregada para os casos de clubes e outros locais em que se deseja um alcance maior, sem o problema de interferência em televisores próximos.

Dentre as possíveis aplicações que um pequeno transmissor de sinais de TV pode ter, destacamos as seguintes:

a) Transmitir sinais de um videocassete u DVD player localizado na sala para um televisor colocado em outra dependência de uma residência, por exemplo, no quarto.

b) Transmitir sinais de um videocassete para diversos televisores ao mesmo tempo, numa escola, por exemplo, de modo que todos possam ver o mesmo programa gravado (uma aula).

c) Transmitir os sinais captados por uma câmera de vídeo para um televisor num serviço de vigilância momentâneo em que não seja possível interligar os aparelhos por meio de fios.

d) Operar uma pequena emissora de TV experimental em clube ou escola.

e) Transmitir os sinais captados por uma câmera numa palestra ou outro evento para uma sala em que esteja um equipamento de vídeo capaz de realizar diretamente a gravação em fita convencional.

f) Como retransmissora: uma antena pode ser ligada a um videocassete em local alto que receba o sinal de uma estação distante. Este sinal será jogado no transmissor que o transmitirá para casas próximas que não podem receber o sinal direto pela sua localização, conforme ilustra a figura 1.

 

g) Finalmente, temos a possibilidade de retransmitir sinais de um receptor de TV a cabo ou via satélite que se encontre na sala para um televisor num quarto adjacente sem a necessidade de fios.

 

O circuito do transmissor é bastante simples e emprega componentes relativamente comuns. Existem apenas duas bobinas no projeto, o que facilita bastante os ajustes, principalmente para os leitores que não possuam equipamentos sofisticados à sua disposição. Essas bobinas são os únicos pontos críticos da montagem uma vez que devem ser enroladas pelos próprios leitores.

 

 

COMO FUNCIONA

A base do projeto é o circuito integrado LM1889 da National Semicondutor que consiste num modulador/oscilador de FM, usado normalmente na produção da portadora de som de diversos tipos de aparelhos que combinam sinais de áudio e vídeo, tais como câmeras de vídeo, gravadores de videocassete, videogames, etc.

Este circuito integrado, cujo diagrama interno é mostrado na figura 2, contém em seu interior todos os blocos necessários à combinação de luminância, crominância e áudio.

 

O circuito integrado LM1889 pode ser alimentado com tensões entre 12 e 18 V e, como seu consumo é baixo (da ordem de 45 mA - máx), ele pode ser alimentado pela mesma fonte do aparelho com o qual deve funcionar, ou ainda por uma fonte separada simples.

No nosso projeto vamos usar este circuito para combinar o sinal de vídeo de uma saída de aparelho comum (câmera, videocassete ou outro aparelho) com o sinal de áudio do mesmo aparelho, ou de uma mesa de som, ou ainda de um microfone.

Nesta modalidade de operação, o oscilador interno principal é ajustado para gerar o sinal portador de vídeo na frequência do canal livre a ser utilizado.

O acesso a este oscilador é feito entre os pinos 8 e 9, e a bobina L1, em conjunto com CV1, determina a frequência de operação.

Resistores de 220 ohms ligados aos pinos 8 e 9 polarizam os componentes internos do oscilador.

Um segundo oscilador, com entrada entre os pinos 14 e 15, gera um sinal de 4,5 MHz modulado pelo som de entrada de modo a criar a portadora de som deslocada de 4,5 MHz em relação à portadora de vídeo, como o necessário para a transmissão de som e imagem de TV, veja a figura 3.

 

As etapas transistorizadas de modulação dos sinais de áudio e vídeo usam transistores comuns, e têm por finalidade levar os sinais de entrada aos níveis necessários à excitação do LM1889.

Por exemplo, para o sinal de vídeo é preciso haver uma intensidade mínima de sinal de 6V quando o circuito integrado LM1889 é alimentado com 15V. Como o sinal obtido na saída de um videocassete ou de uma câmera de vídeo tem tipicamente 1 Vpp de amplitude, é requerido usar uma etapa amplificadora apropriada.

Considerando que a faixa passante necessária à operação com este tipo de sinal é da ordem de 4,5 MHz, transistores comuns de uso geral podem ser usados sem problemas neste circuito.

No nosso projeto optamos por uma etapa com acoplamento direto de modo a reduzir ao mínimo as perdas em baixas frequências, que afetariam a imagem.

Como não se pode prever exatamente qual vai ser o ganho certo dos transistores desta etapa em vista de sua tolerância, é interessante contar com um ajuste para este tipo de modulação.

Este ajuste vai garantir, então, que o sinal de vídeo proporcione uma modulação que percorra a faixa completa entre o nível de branco e o nível de preto do sinal de vídeo, veja ilustração na figura 4.

 

O circuito integrado LM1889 permite que isso seja ajustado por meio de componentes externos. Para essa finalidade existe um divisor de tensão externo formado por um resistor fixo e um trimpot no pino 12 do circuito integrado.

Tal ajuste é responsável pela restauração da componente DC do sinal de vídeo, que é importante para se obter uma fidelidade de contraste na reprodução.

Para conseguir uma modulação de áudio apropriada é preciso contar com um sinal cuja intensidade depende das características do varicap.

De modo a permitir que os leitores usem os varicaps que tenham disponíveis, o que fazemos é usar uma etapa de entrada amplificadora que permita ajustar o nível de modulação conforme a fonte de sinal e também o próprio varicap.

O processo de modulação é simples de ser entendido.

Um transistor ligado na configuração de emissor comum (amplificador de tensão) amplifica o sinal e o aplica num varicap que está ligado diretamente ao circuito oscilador L2/CV2 que determina a frequência de 4,5 MHz da portadora de áudio.

Esse componente tem então sua capacitância alterada com o sinal de áudio, levando o sinal à modulação de frequência.

O sinal de RF final que contém áudio e vídeo, é retirado do pino 11 do circuito integrado LM1889.

Ele pode ser jogado diretamente em uma pequena antena telescópica para transmissão num raio da ordem de algumas dezenas de metros.

No entanto, para uma aplicação que exija um alcance um pouco maior, pode ser usado um simples amplificador linear com um transistor, veja na figura 5.

 

Se for usado um amplificador de RF de maior potência, no caso de operação numa região rural por exemplo, deve-se levar em conta que ele precisa ser bem ajustado para não gerar harmônicas capazes de interferir em outros canais.

 

 

MONTAGEM

Começamos por mostrar o diagrama completo do transmissor de TV na figura 6.

 

Os poucos componentes usados neste projeto podem ser instalados numa pequena placa de circuito impresso, conforme disposição apresentada na figura 7.

 

Os dois únicos componentes críticos para o projeto são as bobinas, que podem ser montadas em formas de FI de rádios ou televisores fora de uso, com núcleos ajustáveis (ou não) de 0,5 cm de diâmetro ou próximo disso.

O uso de núcleo ajustável permite compensar as tolerâncias dos demais componentes e até das espiras (se forem mais ou menos espaçadas), conforme a habilidade de cada montador.

Recomendamos que o leitor use bobinas aproveitadas de aparelhos velhos, pois será bastante difícil encontrar as formas em casas especializadas.

Na figura 8 damos detalhes do enrolamento dessas bobinas.

 

A bobina L1 é formada por 3 a 5 espiras de fio esmaltado fino (26 a 30, ou da ordem de 0,4 a 0,8 mm de diâmetro), segundo o canal em que deseja operar. Faça experiências de modo a encontrar o ponto ideal de funcionamento.

A bobina L2 é formada por 40 espiras de fio mais fino (30 a 34, ou entre 0,1 e 0,2 mm de espessura).

Essa bobina pode ter as espiras do enrolamento fixadas pingando-se cera de vela, ou ainda por meio de uma cola neutra.

É importante que o leitor raspe as extremidades do fio que serão soldadas nos terminais da bobina.

O trimpot é do tipo usado para montagem horizontal na placa de circuito impresso, e os demais componentes não são críticos.

Apenas alertamos para o uso obrigatório de capacitores cerâmicos onde eles são recomendados.

Na figura 9 temos o circuito da etapa de potência para um alcance maior.

 

Transistores como o 2N2218 ou equivalentes podem ser usados.

A placa de circuito impresso é apresentada na figura 10.

 

A conexão entre o circuito principal e a etapa de potência deve ser bem curta, ou com fio blindado.

Como antena pode ser usada uma do tipo telescópico de 30 a 80 cm de comprimento. Para uma estação experimental de clube com maior alcance é conveniente o uso de uma vareta de 1,5 a 3 metros externa.

Uma fonte de alimentação de 15 V com boa filtragem é importante para evitar ondulações da imagem ou roncos do som. Esta fonte é mostrada na figura 11 e pode ser incorporada à própria placa de circuito impresso da montagem principal, assim como a etapa amplificadora.

 

Para as entradas dos sinais de áudio podem ser usados jaques RCA do mesmo tipo encontrado para esta finalidade em aparelhos de videocassete e televisores.

 

 

PROVA E USO

Para testar e ajustar o aparelho sem o uso de equipamentos especiais, empregue como fonte de sinal um videocassete e como receptor um televisor comum, sintonizando-o num canal livre entre o 2 e o 6, de acordo com a figura 12.

 

Coloque uma fita de programa no videocassete e deixe-a rodando. Se o leitor tiver uma fita de prova com as barras de cores e um sinal de áudio, será melhor ainda.

Inicialmente sintonize a bobina L1 do transmissor de modo a pegar a imagem do videocassete.

Em caso de dificuldade na obtenção da frequência do sinal num canal livre altere C3 que pode assumir valores entre 22 e 100 pF.

Se tiver um osciloscópio, isso vai corresponder à observação do sinal de vídeo com uma amplitude de 5 Vpp no pino 13 do CI.

O trimpot P1 serve também para se fazer um ajuste mais crítico que corresponde a aproximadamente 0,5 V acima do nível de branco do sinal de vídeo, mas este ajuste só poderá ser feito com a ajuda de um osciloscópio.

Visualmente, entretanto, o leitor pode se basear na nitidez e contraste da imagem para obter o melhor ponto de ajuste.

O próximo passo consiste em fazer o ajuste do áudio.

Para isso, com uma chave plástica sextavada atuamos sobre o núcleo de L2 até obter o som nítido da fonte de sinal.

Essa bobina é na realidade ajustada para oscilar em 4,5 MHz, o que pode ser comprovado pelo osciloscópio ou mesmo com um frequencímetro. Se não for conseguida esta frequência, podemos alterar seu número de espiras ou o valor do capacitor C7.

A comprovação de que esta etapa está funcionando, caso não haja som, é que ao se ajustar a bobina ocorrerá uma interferência na imagem.

Lembramos mais uma vez que o alcance de um transmissor não depende apenas da potência, mas também da antena.

Assim, se o alcance esperado não foi obtido, verifique se a antena usada é a mais apropriada.

 

Observação Importante:

O sinal de vídeo transmitido por este aparelho é o original da fonte de sinal. Assim, se a fonte de sinal for PAL ou NTSC, o sinal recebido também será PAL ou NTSC.

 


LISTA DE MATERIAL

a) Transmissor básico

Semicondutores:

CI1 - LM1889 - Circuito Integrado - National Semiconductor

VC1 - BB809, BB119 ou BA102 - Varicap

Q1, Q2, Q3 - BC547 ou BC548 - transistores NPN de uso geral

Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 100 k ohms

R2, R15 - 22 k ohms

R2, R13 - 1 k ohms

R4, R8, R9 - 220 ohms

R5 - 470 ohms

R6, R16 - 10 k ohms

R7 - 82 ohms

R10 - 220 k ohms

R11 - 68 k ohms

R12 - 2,2 k ohms

R14 - 220  ohms

P1 - 10 k ohms - trimpot

Capacitores:

C1, C4, C5 - 10 µF/16 V - eletrolítico

C2, C6 - 1 nF - poliéster ou cerâmicos

C3 - 68 pF - cerâmico

C7 - 120 pF - cerâmico

C8 - 470 µF/25 V - eletrolítico

C9 - 100 nF - cerâmico ou mica

C10 - 33 pF - cerâmico

Diversos:

A - antena - ver texto

L1 - 2 ou 3 espiras de fio 26 ou 28 AWG (0,8mm) em forma de 0,6 cm de diâmetro com núcleo ajustável

L2 - 40 espiras de fio 30 ou 32 AWG (0,1mm) em forma de 0,6 mm de diâmetro com núcleo ajustável

Placa de circuito impresso, fios, solda, caixa, etc.

 

b) Etapa de potência:

Q1 - 2N2218 ou equivalente - transistor de RF

X1 - Choque de 100 µH ou 40 espiras de fio 28 em forma sem núcleo de 0,5 cm diâmetro

R1 - 10 k# x 1/8W - resistor

R2 - 2,2 k# x 1/8 W - resistor

R3 - 100# x 1/8 W - resistor

C1 - 47 pF - capacitor cerâmico

C2 - 100 nF - capacitor cerâmico

C3 - 100 pF - capacitor cerâmico

 

c) Fonte

CI1- 7812 - circuito integrado

T1 - Transformador com primário de acordo com a rede de energia e secundário de 15 + 15 V ou 18 + 18 V x 500 mA ou mais

C1 - 1 000 µF/40 V - eletrolítico

C2 - 100 µF/ 16 V - eletrolítico

C3 - 100 nF - capacitor cerâmico

D1, D2 - 1N4002 - diodos retificadores

Placa de circuito impresso, radiador de calor para o circuito integrado, cabo de força, fios, solda, etc.

 

Este transmissor foi originalmente publicado pela Revista Saber Eletrônica número 104, tendo recebido algumas melhorias. Na ocasião, o transmissor foi usado como parte de um projeto de transceptor que operou na Escola Politécnica da USP.