Este é um aparelho de grande utilidade para quem possui extensão em sua linha telefônica, deseja manter sua privacidade e, além disso, dispor de algum recurso para avisar quando alguém está ocupando a linha. Simples de montar, ele é alimentado por duas pilhas comuns e como seu consumo é muito baixo na condição de espera, sua durabilidade é muito grande.

 

 

A finalidade deste aparelho é manter um LED piscando junto à extensão, ou no telefone principal quando o outro aparelho estiver sendo usado. Assim, evita-se o inconveniente de interceptar a conversa de alguém ao se tentar usar o telefone.

O projeto é muito simples, já que se usa apenas um circuito integrado comum de baixo custo, além de poucos componentes passivos que podem ser obtidos com facilidade.



COMO FUNCIONA

A ponte de diodos e resistores de R1 à R3 além do capacitor C1, mantêm a entrada de uma porta inversora do 4093 polarizada no nível alto quando o telefone se encontra fora do gancho. Dessa forma, o oscilador formado pela segunda porta do 4093, e cuja freqüência é determinada por C2 e resistores associados, mantém-se desabilitado.

Quando o telefone é tirado do gancho e a tensão na linha cai, a tensão na entrada da porta inversora cai, e com isso sua saída vai ao nível alto, o que habilita o oscilador.

O oscilador controla uma etapa de potência que excita um LED e faz uso das outras duas portas do mesmo circuito integrado.

Quando o oscilador se encontra desabilitado, a saída do circuito de potência se mantém no nível baixo, e com isso o LED indicador se mantém apagado.

Com a entrada do oscilador em funcionamento, a saída de potência passa a oscilar entre o nível alto e o nível baixo, o que leva o LED a se manter piscando, alertando sobre o uso da extensão.

O diodo D6 no oscilador tem por finalidade obter um ciclo ativo curto para o oscilador de modo que tenhamos piscadas de curta duração, e com isso menor gasto de energia das pilhas.

A relação entre R5 e R6 determina esse ciclo ativo e pode ser alterada conforme a vontade do projetista. Menor valor de R6 significa piscadas mais curtas e menor consumo.

Geralmente, a corrente drenada na condição de espera é inferior a 0,5 mA es esta corrente sobe para 5 mA durante as piscadas. De qualquer modo, um conjunto de 4 pilhas pequenas que alimenta o circuito deve durar muitos meses, não havendo necessidade de interruptor geral para o aparelho, uma vez que ele deve permanecer constantemente ligado.

 

 

MONTAGEM

Na figura 2 temos o diagrama completo do indicador de linha.

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é vista na figura 3.

 

Para o circuito integrado pode ser usado, para maior segurança e facilidade, um soquete DIL de 14 pinos.

O LED é vermelho comum e deve ficar no painel da caixinha plástica em que será instalado o conjunto. As dimensões desta caixinha são basicamente determinadas pelo tamanho do suporte de pilhas, porque a placa é bastante pequena.

Os resistores são de 1/8 W e os capacitores eletrolíticos devem ter uma tensão de trabalho de 12 V ou mais. Os diodos admitem equivalentes como o 1N914.

Para conexão na rede telefônica pode ser usado um par de terminais com parafusos de onde devem sair fios que entrarão em paralelo com a linha telefônica em seu conector.

 

PROVA E USO

Basta ligar o aparelho na linha telefônica e colocar as pilhas no suporte. Tirando o fone do gancho, o LED deve piscar. Se quiser, altere os valores de R5 e R6 para modificar a freqüência e o ciclo ativo das piscadas do LED.

Para usar basta observar que, quando o LED estiver piscando alguém estará usando a extensão ou o telefone principal.

 

 


LISTA DE MATERIAL

 

 

Semicondutores:

CI1 – 4093B – circuito integrado CMOS

D1 à D6 – 1N4148 – diodos de uso geral

LED – LED vermelho comum

 

Resistores: (1/8W, 5%)

R1, R2 – 2,2 M ohms

R3 – 1,5 M ohms

R4 – 470 K ohms

R5 – 4,7 M ohms

R6 – 100 K ohms

R7 – 1 K ohms

 

Capacitores:

C1 – 4,7 µF/12 V – eletrolítico

C2 – 470 nF – cerâmico ou poliéster

C3 – 10 µF/12 V – eletrolítico

 

Diversos:

B1 – 6 V – 4 pilhas pequenas

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas, soquete para o circuito integrado, fios, solda, etc.