Peixes que se alimentam de insetos que caem na água estão condicionados a um tipo de som que pode ser produzido facilmente por meios eletrônicos: trata-se do som de um inseto se debatendo ou batendo asas para tentar se livrar da água. Este som, que pode ter freqüências na faixa de algumas dezenas até algumas centenas de hertz, pode ser produzido facilmente por dispositivos eletrônicos e sem dúvida. provocam uma forte atração sobre os peixes já condicionados.

Bastará então termos um oscilador com um transdutor eficiente que possa ser mergulhado na água e esperar que nas proximidades algum peixe ouça o som e seja atraído para perto da isca.

Lembramos que na água os sons se propagam com muito mais facilidade que no ar, de modo que o sinal. de chamada pode chegar a locais em que o peixe não veria nem a isca e nem sentiria seu cheiro (os peixes também sentem cheiros, mas de forma diferente de nós).

Nosso aparelho consiste num completo oscilador de áudio alimentado por pilhas com um consumo de energia extremamente baixo, o que significa que ele pode ficar o dia todo ligado sem que as pilhas se esgotem.

A freqüência é fixa em torno de algumas centenas de hertz, mas a nada impede que o leitor use um trimpot em lugar do resistor para ter um ajuste e assim encontrar as freqüências que dêem melhor resultado.

A paciência que normalmente os pescadores têm pode ser útil na pcsquisa dos valores ideais para cada tipo de peixe.

 

CARACTERÍSTICAS

Tensão de alimentação: 6 ou 9 V

Consumo de corrente: 5 mA (tip.)

Frequências de operação: 50 Hz a 1 kHz (depende de R1)

Transdutor: piezoelétrico

 

O circuito tem apenas um elemento ativo que é um circuito integrado do tipo 4093B.

Este circuito consta de 4 portas que podem funcionar de modo independente.

Uma das portas é ligada como um oscilador em que a freqüência é determinada pelos seus dois únicos componentes externos: R1 e C1.

Sugerimos experimentar valores entre 22 e 100 k ohms para R1 de modo a se obter sons na faixa de baixas freqüências entre 100 e 1000 Hz aproximadamente.

As outras três portas do circuito integrado são ligadas como buffers inversores de modo a fornecer o máximo de potência ao transdutor piezoelétrico.

 

 

Figura 1 – Diagrama do aparelho
Figura 1 – Diagrama do aparelho

 

 

Na figura acima temos o diagrama completo do aparelho.

A montagem pode ser feita numa placa de circuito impresso bastante pequena pois dois componentes além do integrado são instalados, figura 2.

 

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

 

O transdutor é do tipo piezoelétrico MP-10 ou equivalente, e deve ficar junto à

tampa do vidro onde o aparelho vai ser instalado.

Desta forma, evita-se a penetração de água e com um peso podemos deixá-lo afundar até o local desejado. Em contato com a tampa o transdutor transfere facilmente o som para a água.

A alimentação pode ser feita com 4 pilhas pequenas ou então uma bateria de 9 V. O interruptor S1 é opcional já que podemos desligar o aparelho retirando as pilhas ou baterias.

Ligando o aparelho deve haver a emissão de um zumbido pelo transdutor.

Comprovado o funcionamento, feche o aparelho num vidro de conserva e com ajuda de um peso desça-o no local da pescaria, deixando sua isca nas proximidades.

Se notar que nada acontece, tente outra freqüência. A troca de R1 por um trimpot de 470 k ohms em série com um resistor de 10 k ohms permite varrer o espectro das áudio-freqüências.

 

Cl-1 – 4093 – circuito integrado

X1 - MP-1O - transdutor piezoelétrico Metalo-plástica ou equivalente.

S1 - interruptor simples

B1 - 6 ou 9 V - 4 pilhas pequenas ou bateria.

R1 - 33 k ohms (ver texto)

C1 - 33 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

Diversos: conector de bateria ou suporte de 4 pilhas

pequenas, placa de circuito impresso, vidro de con-

serva, fios, solda, peso, etc.

 

P.S. Em casas de materiais de caça e pesca são encontrados aparelhos deste tipo que se baseiam nos mesmos princípios descritos na parte inicial do artigo.

Observamos que os resultados do aparelho são baseados em pesquisa sem uma comprovação exata dos resultados, ficando isso por conta e responsabilidade dos leitores.