NOSSAS REDES SOCIAIS -

Fonte de Corrente constante com o LM350T (3A) (MEC339)

E ste artigo foi escrito com base no meu livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). O circuito descrito pode ser usado para controlar a velocidade e o torque de um motor CC ou para acionar outras cargas como SMAs, Solenoides ou elementos de aquecimento.

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

   Uma corrente de até 3 A pode ser mantida constante através de uma carga usando o circuito mostrado na Figura 1. O LM350T é um CI em invólucro TO220 de três terminais que consiste em um regulador de tensão variável com correntes de saída de até 3 A. Usando a configuração mostrada na figura, o circuito opera como um regulador de corrente, mantendo a corrente constante através de uma carga.

 

Figura 1 Fonte de corrente constante usando o LM350T (3 A).
Figura 1 Fonte de corrente constante usando o LM350T (3 A).

 

   O potenciômetro é usado para ajustar a corrente através da carga e o resistor limita seu valor mais alto. O IC deve ser montado em um dissipador de calor e a tensão de entrada normalmente deve estar no intervalo entre 12 e 24 V. Outros CIs da mesma série que o LM150T e o LM250T podem ser usados nesta aplicação.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Ofício
Todos os ofícios agradam na medida em que neles se governa, e desagradam na medida em que neles se obedece. (Tous lês métiers plaisent autant que lon y governe, et déplaisent autant que lon y obéit.)
Alain (1868-1951) - Considerações sobre a Felicidade - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)