NOSSAS REDES SOCIAIS -

Divisor TTL Programável de 1 a 16 (ART1996)

Existem ocasiões em que é necessário dividir a frequência de um sinal TTL por valores programados entre 1 e 16. Isso pode ser interessante tanto na elaboração de circuitos experimentais como na bancada, para análise. O projeto simples que damos neste artigo opera com frequências de até 18 MHz, com integrados TTL standard, e frequências mais elevadas com componentes de outras subfamílias.

Usamos 4 circuitos integrados TTL bastante conhecidos para implementar esse divisor programável de frequências: um deles e o 7493, um contador até 16, o outro é o conhecido 7400 (quatro portas NAND), e finalmente o 7420, que consiste em duas portas NAND de 4 entradas.

De acordo com as posições das chaves de programação, o circuito divide a frequência do sinal de entrada por um valor entre 1 e 16.

O ciclo ativo do sinal de entrada não é de 50 % para todas as frequências, mas isso pode ser superado, caso a aplicação exija, por meio de componentes adicionais como, por exemplo, um monoestável, se a frequência de entrada for fixa.

A alimentação de 5 V pode vir de qualquer fonte convencional TTL, e como a corrente exigida é baixa, até mesmo reguladores de 100 mA podem ser usados.

 

Características:

  • Tensão de alimentação: 5 V
  • Consumo: 50 mA (aprox.)
  • Frequência máxima de operação: 18 MHz (TTL Standard)
  • Divisão: 1 a 16

 

COMO FUNCIONA

Uma primeira porta do 7400 é usada como inversor para condicionar o sinal de entrada, que é então aplicado ao mesmo tempo na entrada do 7493 (pino 14) e num inversor feito em torno de outra porta do 7400.

O inversor serve para ativar um flip-flop, que novamente é elaborado em torno de duas portas do 7400 e serve para ressetar o divisor no final de cada ciclo de divisão.

O reset é determinado pela posição das 4 chaves de programação, que são ligadas a uma das duas portas disponíveis no 7420.

Conforme as posições destas chaves temos o reset no primeiro, segundo ou até no décimo sexto pulso, obtendo-se assim a divisão de frequência pelo número desejado.

Levando em conta que o nível baixo (0) corresponde a um interruptor aberto e que o nível alto (1) corresponde ao interruptor fechado, temos a seguinte tabela de programação:

 


 

 

 

MONTAGEM

Em princípio, o divisor aqui sugerido se destina à operação com outros circuitos, mas nada impede que tenhamos uma montagem experimental ou para testes de bancada.

Na figura 1 temos o diagrama completo do divisor.

 

Figura 1 – Diagrama do divisor
Figura 1 – Diagrama do divisor

 

Na figura 2 temos uma sugestão de montagem em placa de circuito impresso.

 

   Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

Na figura 3 damos uma sugestão de fonte de alimentação de 5 V que, pela sua capacidade de corrente de até 1 A, pode servir também para outras etapas TTL

 

Figura 3 – Fonte TTL para o circuito
Figura 3 – Fonte TTL para o circuito

 

As chaves S1 e S3 podem ser do tipo miniatura, para programação dos valores, montadas na própria placa de circuito impresso ou fixadas num painel.

Outra opção e a utilização de microswitches do tipo utilizado em microcomputadores e impressoras.

Os circuitos integrados devem ser montados em soquetes DIL para maior segurança e facilidade de substituição em caso de necessidade.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho, basta aplicar um sinal retangular e de frequência conhecida na entrada e ligar a saída a um frequencímetro.

Nas diversas posições possíveis das chaves devemos ter a divisão da frequência pelo quociente esperado.

Se for importante para o tipo de trabalho que o usuário tem em mente, os ciclos ativos de cada quociente podem ser verificados com um osciloscópio.

Para usar, lembre-se que com TTL standard a frequência máxima de operação é de 18 MHz. Com a série H podemos ir aos 25 MHz, com a série L até 2 MHz, e com a série S podemos superar os 70 MHz..

 

Semicondutores:

CI1 -e 7400 - 4 portas NAND de duas entradas

CI2 - 7493 - Contador/divisor até 16

Cl3 - 7420 - Duas portas NAND de 4 entradas

 

Diversos:

S1, S2, S3, S4 - interruptores simples

C1 - 100 nF – capacitor cerâmico ou de poliéster

Placa de circuito Impresso, fonte TTL, fios, solda .etc.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Incompetência
A maior prova da incompetência de uma pessoa e transferir para alguém a culpa de seus próprios erros.
Newton C. Braga - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)