Dois Eliminadores de Publicidade para Rádios (ART1986)

Escrito por Newton C Braga

Nem sempre a publicidade veiculada nos programas de rádio agrada os ouvintes. E, tomando-se repetitiva, em excesso ela desagrada o ouvinte, que desejaria ter um meio de se "livrar" dela pelo menos por algumas vezes. Com o aparelho que descrevemos neste artigo isso é possível, para desespero, talvez, dos publicitários.

Existem muitas maneiras de nos livrarmos de publicidades que nem sempre são das mais criativas (embora os seus criadores nem sempre pensem assim...), e que pela repetição excessiva se tornam desagradáveis e até incômodas.

O meio mais usado consiste em se baixar o volume do aparelho quando estas propagandas entram, voltando-se ao normal quando a boa música aparece novamente.

No entanto, este procedimento tem alguns inconvenientes, e um deles é que podemos só lembrar em voltar ao volume normal quando a música já voltou há um bom tempo, e até mesmo quando nova publicidade (das ruins!) estiver para ser veiculada.

Por que não automatizar a volta do som, depois de um tempo já dimensionado, para permitir que a publicidade que não desejamos ouvir não apareça?

Esta é a finalidade dos dois circuitos que apresentamos neste artigo. O primeiro é indicado para auto-rádios e opera com uma potência relativamente alta, possibilitando assim o uso dos tipos mais modernos com dezenas de watts de saída.

O segundo inclui uma fonte de alimentação para uso doméstico e opera com auto-rádios ou mesmo rádios transistorizados de até 3 A.

A temporização é ajustada pelo próprio usuário em intervalos que podem ir de 30 segundos a 4 minutos, conforme o "costume” de veiculação de publicidade da sua emissora predileta.

Os dois projetos usam componentes bastante comuns, e sua instalação não oferece qualquer dificuldade ao montador.

A base dos dois projetos é um multivibrador monoestável com o circuito integrado 555. A temporização destes circuitos é dada pelo potenciômetro, resistor e capacitor ligados aos pinos 6 e 7.

Quando pressionamos o interruptor ligado ao pino 2, este elemento vai ao nível baixo e ocorre o disparo do monoestável, com sua saída (pino 3) indo ao nível alto.

A saída permanecerá no nível alto por um intervalo de tempo que vai depender justamente dos componentes de temporização.

Na saída do 555 temos duas possibilidades de controle: Na versão automotiva, acionamos, via transistor, um relé que pode controlar então a corrente de alimentação do rádio ou ainda que comuta a carga (alto-falantes) para um sistema de redução de potência que continua com o som mas em volume bastante reduzido.

Na versão doméstica, o circuito atua diretamente sobre um regulador de tensão integrado que corta a alimentação do rádio, reduzindo-a para 1,2 V, aproximadamente, o que é insuficiente para permitir seu funcionamento.

Na versão com o LM350T, o potenciômetro P2 faz o ajuste da tensão de saída, o que significa que o aparelho também pode ser usado com rádios de 6 ou 9 V, como eliminador de pilhas.

A única limitação nesta versão é que a corrente máxima do LM35oT é de 3 A.

Na figura 1 temos o diagrama esquemático da versão automotiva.

 

  Figura 1 – Diagrama da versão automotiva
Figura 1 – Diagrama da versão automotiva

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

  Figura 2- Placa para a versão automotiva
Figura 2- Placa para a versão automotiva

 

O interruptor de pressão S1, que faz o acionamento do aparelho, é instalado em qualquer ponto do painel do carro.

O relé é de que pode controlar correntes de até 10 A, dentro da faixa de consumo da maioria dos equipamentos de som de carro.

O integrado deve ser instalado em soquete DIL de 8 pinos, para maior facilidade de montagem.

O conjunto pode ser facilmente instalado numa caixinha plástica e oculto sob o painel do carro.

Na figura 3 temos o diagrama da versão doméstica.

 

   Figura 3 – Versão doméstica
Figura 3 – Versão doméstica

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.

 

Figura 4 – Placa para a versão doméstica
Figura 4 – Placa para a versão doméstica

 

O circuito integrado LM350T deve ser montado num bom radiador de calor, e para o 555 sugerimos a utilização de um soquete DIL de 8 pinos.

Os trimpots são do tipo vertical, para montagem em placa de circuito impresso. O transistor admite equivalente, como o BC547 ou BC549.

Na versão automotiva o resistor R4 vai determinar a redução do nível de som no momento do acionamento.

A prova de funcionamento pode ser feita com um amplificador comum ou simplesmente verificando-se se o relé é acionado quando pressionamos S1.

O trimpot P1 deve ser ajustado para se obter um intervalo de acionamento de 30 segundos a dois minutos, conforme o tempo médio dos intervalos de anúncios das estações que normalmente ouvimos.

Comprovado o funcionamento, o circuito é ligado à alimentação do carro, com 12 V em qualquer ponto onde exista esta tensão e 0 V no chassi.

Não será necessário usar interruptor geral, já que o consumo com o relé desativado é extremamente baixo.

Para a versão doméstica temos uma fonte de alimentação mostrada na figura 5.

 

   Figura 5 – Fonte para o circuito
Figura 5 – Fonte para o circuito

 

O transformador é de 3 A e o capacitor eletrolítico para 35 V.

Os diodos são para 50 V ou mais, com corrente de 3 A.

O potenciômetro P2 deve ser ajustado para que na ausência de temporização (sem apertar S1) a tensão na saída seja a exigida pelo aparelho a ser alimentado.

O ajuste da temporização, como na versão anterior, é feito em P1, podendo variar entre 30 segundos e dois minutos. A ligação do aparelho a ser alimentado deve ser feita observando-se sua polaridade.

Para usar os aparelhos, basta ligar o rádio, e quando a publicidade aparecer basta dar um breve toque em S1 para matá-la. Depois do tempo programado o som volta ao normal.

 

a) Versão automotiva:

 

Semicondutores:

Cl1 - 555 - circuito integrado timer

Q1 - BC548 - transistor NPN de uso geral

D1 - 1N4148 ou equivalente diodo de silício

 

Resistores (1/8 W, 5%):

R1 - 47 k ohms

R2 - 22 k ohms

R3 - 4,7 k ohms

R4.- 22 a 47 ohms x 10 W - resistor de fio

P1 - trimpot de 1 M ohms

 

Capacitores eletrolíticos de 16 V:

C1 - 100 uF

C2 – 1 000 uF a 10 000 uF

 

Diversos:

S1 - Interruptor de pressão

F1 - Fusível de 2 A

K1 - relé de 12 V

Placa de circuito impresso, soquete para integrado, caixa para montagem, botão para potenciômetro, fios, solda etc.

 

 

b) Versão doméstica:

 

Semicondutores:

Cl1 - 555 - circuito integrado timer

CI2 - LM350T - circuito Integrado

Q1 – BC548 ou equivalente transistor NPN de uso geral

 

Resistores (1/8 W, 5%),

R1 - 47 k ohms

R2 - R3 - 4,7 K ohms

R4, - 220 ohms

P1 - trimpot de 1 M ohms

P1 - potenciômetro ou trimpot de 4,7 k ohms

 

Capacitores eletrolíticos de 25 V:

C1 – 100 uF

C2 – 100 a 1 000 uF

C3 – 100 uF

 

Diversos:

S1 - Interruptor de pressão

Placa de circuito Impresso, radiador de calor para o Cl2. soquete para CI1, fios, caixa para montagem, solda, etc.