Esta fonte, dependendo do transformador usado, pode fornecer tensões fixas de 6 V e 9 V com correntes de até 3 A. Trata-se de uma versão melhorada de eliminador de pilhas, já que o circuito integrado tem excelente estabilidade e é protegido contra sobrecargas na saída.

Brinquedos, órgãos eletrônicos e aparelhos portáteis de som que necessitam de alimentação de 6 V ou 9 V podem ser alimentados, quando em uso doméstico, por um eliminador de pilhas.

Isso significa uma boa economia para pilhas ou bateria, cujo custo é bem maior do que o da energia elétrica obtida de uma tomada.

O aparelho que descrevemos é um simples eliminador que fornece em sua saída duas tensões fixas (6 V e 9 V) selecionáveis por meio de uma chave; e com correntes que, dependendo do transformador, podem chegar até os 3 A.

Bastante simples de montar, o projeto tem por base um regulador de tensão integrado LM350T de excelente desempenho, estabilidade e além de tudo tem sua saída protegida contra curto-circuitos ou aquecimento excessivo.

Alterações no projeto também podem ser feitas para que ele forneça outras tensões fixas, como por exemplo 3 V, 4,5 V, 7,5 V ou 12 V, pela simples troca de valores dos resistores apropriados.

 

Características:

Tensão de entrada: 110/220 Vc.a.

Tensões de saída: 6 V ou 9 V

Corrente de saída máxima: até 3 A ( depende do transformador)

 

A tensão da rede de alimentação é inicialmente abaixada por meio de um transformador para 12 V ou 15 V. A corrente máxima de saída da fonte dependerá desse transformador, e não deve superar 3 A, que é o limite admitido pelo circuito integrado.

Após a retificação por dois diodos, que podem ser os, 1N4002 para correntes de até 2 A, e os 1N5402 para correntes acima de 2 A, temos a filtragem por C¡ (valores maiores podem ser usados) e a aplicação na entrada do circuito integrado regulador LM350T.

A tensão que este integrado fornece em sua saída depende da relação entre R6/R7 e os dois resistores ligados à terra, que podem ser R2/R3 ou R4/R5. Esses resistores foram calculados para se obter 6 V ou 9 V propostos, mas existem alternativas para se obter outras tensões e mesmo essas com maior precisão.

Se você dispuser de um multímetro pode ligá-lo na saída da fonte e substituir esses componentes (Rg/Rg ou R4/R5) por um trimpot de 4,7 k ohms para ajuste, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Opção para ajuste
Figura 1 – Opção para ajuste

 

A saída tanto pode ter um par de bornes isolados, de cores diferentes, como um plugue com tipo de acordo com a entrada do aparelho alimentado.

Na figura 2 temos o diagrama completo da fonte fixa.

 

Figura 2 – Diagrama da fonte
Figura 2 – Diagrama da fonte

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Placa para a montagem
Figura 3 – Placa para a montagem

 

O transformador é escolhido tanto em função da tensão da rede local como da corrente desejada.

O circuito integrado deve ser dotado de um radiador de calor que deve ser tanto maior quanto mais intensa for a corrente exigida pelo aparelho alimentado.

O capacitor eletrolítico C1 deve ter uma tensão de trabalho de 25 V ou mais, e C2 deve ser para 12 V ou mais. Na entrada temos um fusível de proteção, e o LED indicador é opcional.

Para provar o aparelho ligue a fonte na rede e na saída um multímetro numa escala apropriada de tensões contínuas.

Nas duas posições da chave S2 as tensões de saída devem estar de acordo com o previsto.

Se ocorrem pequenas variações, elas podem ser compensadas com alterações de R3 e R5, conforme o caso.

Comprovado o funcionamento é só usar a fonte, respeitando os limites para a corrente de saída.

 

Semicondutores:

CI1 - LM350T – circuito integrado - regulador de tensão

D1, D2 - 1N4002 ou 1N5402 - diodos de silício

LED - LED vermelho conum

 

Resistores (1/8 W, 5%):

R1 - 1 K ohms

R2, R3 – 470 ohms

R4 - 1,5 k ohms

R5, - 56 ohms

R6. - 220 ohms

R7 - 22 ohms

 

Capacitores:

C1 – 1 500 uF – eletrolítico de 25 V

C2 - 100 uF – eletrolítico de 12 V

 

Diversos:

S1 - interruptor simples

S2 - Chave de 1 pólo x 2 posições

T1 - Transformador com primário de acordo com a rode local e secundário de 12+12 Vou 15+15 V e até 3 A - ver texto

F1 - Fusível de 1 A

Placa de circuito Impresso, cabo de alimentação, caixa para montagem, suporte para fusível, radiador de calor para o circuito Integrado, fios, solda etc.