O que este útil dispositivo faz é manter a luz de um ambiente no nível alto por um certo intervalo de tempo, depois que pressionamos um botão. No final de tempo programado, a luz volta a um nível mais baixo em que se tem iluminação suave com economia de energia. O circuito funciona apenas com lâmpadas incandescentes e pode ser adaptado junto ao interruptor de parede.

 

Funcionando com lâmpadas incandescentes de até 100 watts de potência, este circuito é um timer diferente. Ele temporiza o acionamento de uma lâmpada no nível de iluminação.

Podemos usá-lo num corredor mantendo iluminação econômica ou suave quando não houver ninguém, mas passando para o nível alto quando for necessário. O mesmo se aplica a uma sala ou quarto de dormir.

A instalação do sistema não impede que o interruptor normal seja usado. Apenas mais uma função é acrescentada.

Simples de montar e instalar, o circuito proporciona intervalos de tempo de acionamento que podem variar entre alguns segundos até mais de 1 minuto dependendo do capacitor C1.

Este circuito também pode ser usado com eletrodomésticos que usam motores universais para "aceleram" seu funcionamento por algum tempo, após o qual ele volta à sua velocidade normal.

Dependendo dos componentes usados o circuito pode funcionar tanto na rede de 110 V quanto na rede 220 V.

 

Características:

* Potência máxima controlada: 100 W (sugerida).

* Tensão de alimentação: 110 / 220 V.

* Temporização: 10 segundos a 2 minutos (tip).

 

 

COMO FUNCIONA

O circuito é ligado em série com a lâmpada a ser controlada e o seu interruptor. com S2 aberto o circuito está ativado, ou seja, em seu funcionamento normal.

Quando S2 é fechado, apenas SX (que é o interruptor normal do circuito) opera.

Com S2 aberto e SX ligado, D2 conduz a corrente inicialmente apenas nos semiciclos negativos da tensão da rede e a lâmpada L1 permanece acesa com metade de sua alimentação. Temos então uma condição de iluminação suave para o ambiente em que ela se encontra. O SCR, nestas condições, permanece "desligado".

Quando pressionamos S1 por um momento, o capacitor C1 carrega-se com o pico da tensão da rede. Soltando S1, este capacitor começa a descarregar-se lentamente através de R1 e do SCR, disparando-o.

Com o disparo do SCR a corrente da rede de energia passa a ser conduzida nos dois sentidos e a lâmpada vai ao seu alto ou normal de iluminação.

O tempo que o SCR permanece em condução depende de R1 e do valor de C1.

Valores na faixa indicada no diagrama proporcionam temporizações que variam entre alguns segundos e próximo de dois minutos.

O leitor pode fazer alterações no valor de R1 em função do capacitor usado de modo a evitar oscilações de brilho da lâmpada no final da temporização.

 

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do sistema de Luz Temporizada em Dois Níveis.

 

O circuito pode ser montado facilmente numa pequena placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 2.

 

Com uma placa suficiente compacta, ele pode ser instalado embutido no interruptor de parede que passará a ter três chaves: S1, S2 e SX.

Os valores de componentes entre parênteses são para a rede de 220 V. O SCR deve ser dotado de um pequeno dissipador de calor, principalmente se a lâmpada tiver mais de 40 watts.

O capacitor C1 é um eletrolítico de alta tensão com valores na faixa de 10 µF a 100 µF. Este valor vai determinar a temporização. É importante observar a polaridade deste componente, e se ele tiver sido aproveitado de algum equipamento antigo como televisores ou rádios valvulados, deve ser testado antes de ser usado. Os eletrolíticos deterioram-se quando ficam muito tempo fora de uso.

 

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho basta ligá-lo em série com uma lâmpada incandescente e alimentá-lo pela rede de energia local.

Mantendo S2 aberta, a lâmpada deve acender com aproximadamente metade de seu brilho normal. Pressionando-se S1 por um momento, a lâmpada deve passar ao seu brilho máximo e assim permanecer por um tempo que dependerá do valor do capacitor C1.

No final da temporização a lâmpada volta automaticamente ao nível baixo de iluminação.

Para instalar, observe a figura 3.

 

Solte um dos fios que vai ao interruptor normal da lâmpada (SX) e intercale o circuito. Não é preciso observar polaridade nesta ligação, pois o circuito funciona com corrente alternada.

Para usar, basta pressionar por alguns segundos S1 antes de soltá-lo, para ter luz alta. Este tempo é importante para que o capacitor se carregue completamente.

 

 


 

LISTA DE MATERIAL

Semicondutores:

SCR - TIC106 (B ou D), conforme rede de energia - diodo controlado de silício.

D1, D2 - 1N4007, conforme rede de energia - diodo retificador de silício.

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 220 k ohms

R2 - 47 k ohms

Capacitor:

C1 - 10 a 100 µF x 200 V (400 V se a rede for de 220 V) - eletrolítico para alta tensão - ver texto

Diversos:

S1 - Interruptor de pressão NA (normalmente aberto) - botão de campainha.

S2 - Interruptor simples.

Placa de circuito impresso, radiador de calor para o SCR, fios, solda, etc.