O Site do Hardware Livre - OSHW

Aplicações do OPAx333 Amplificador Operacional CMOS (ART3992)

A série de amplificadores operacionais CMOS OPAx333 da Texas Instruments utiliza uma técnica proprietária de auto-regulação que permite alcançar tensões de offset muito baixas da ordem de 10 uV. Estes amplificadores podem operar com tensões de 1,8 a 5,5 V em fontes simétricas ou 0,9 + 0,9 a 2,75 a 2,75 V. Este artigo foi elaborado com base no datasheet que pode ser baixado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa2333.pdf 

ART1204S

A corrente quiescente é de apenas 17 uA e tanto a entrada como a saída são rail-to-rail (RRIO). Dentre as aplicações sugeridas pela Texas Instruments temos o uso com transdutores, medidas de temperatura, balanças eletrônicas, instrumentação médica e instrumentos alimentados por bateria.

Os tipos disponíveis são o OPA333 e OPA2333 que consiste num amplificador simples e o OPA2333 que é aversão dupla cujas pinagens são mostradas na figura 1.

 


 

 

 

Figura 1 – Pinos da versão simples e dupla
Figura 1 – Pinos da versão simples e dupla

 

 

No datasheet podem ser acessados os máximos e mínimos elétricos, as condições de operação e diversas curvas de desempenho. Para adquirir o componente na Mouser Electronics , acesse: https://br.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-opa2333-op-amps/

A seguir, partindo do datasheet selecionamos algumas aplicações práticas interessantes para este circuito integrado. Lembramos que sua baixa tensão de alimentação o torna especialmente interessante para aplicações microcontroladas alimentadas por baterias tais como IoT e vestíveis também.

 

Conversor Tensão para Corrente High Side

O circuito apresentado é ligado do lato alto da carga (high-Side), ou seja, entre o polo positivo da alimentação e a carga. Sua finalidade é converter tensões de entrada de 0 a 2 V em correntes de sáia de 0 a 100 mA. A alimentação é feita com 5 V. O circuito tem uma resposta linear na faixa de operação.

 

Figura 2 – Conversor tensão para corrente
Figura 2 – Conversor tensão para corrente

 

 

Conversor Tensão para Corrente de Baixo Nível OPA333

O circuito apresentado converte tensões de entrada de 0 a 5 V em correntes de saída de 0 a 5 uA. Sugerido pelo datasheet da Texas Instruments, o circuito tem excelente precisão DC.

 

Figura 3 – Conversor tensão para corrente de baixo nível
Figura 3 – Conversor tensão para corrente de baixo nível

 

 

Circuito Para Medida de Temperatura com o OPA333

Este circuito para termopar, sugerido pela Texas Instruments, utiliza um amplificador operacional OPA333 e é alimentado com uma tensão de 5 V. O circuito é dado no próprio datasheet do componente.

 

Figura 4 – Medida de temperatura
Figura 4 – Medida de temperatura

 

 

Circuito de Ponte de Medida com o OPA333

Sugerido pelo manual do componente da Texas Instruments este circuito é indicado para aplicações que fazem uso de pontes de medidas. O circuito é alimentado por fonte simples e os resistores R1 e R2 são calculados conforme as características da ponte.

 

Figura 5 – Circuito para ponte de medida
Figura 5 – Circuito para ponte de medida

 

 

Monitor de Corrente Low Side com o OPA333

O circuito integrado OPA333 da Texas Instruments pode ser usado como um monitor de corrente do lado baixo da alimentação (low side) conforme mostra a figura 6. O circuito tem um ADS1100 para comunicação I2C e a alimentação é feita com 5 V para o operacional.

 

Figura 6 – Monitor de corrente low-side
Figura 6 – Monitor de corrente low-side

 

 

Ponte Para Termistor com o OPA333

Obtido no próprio manual do componente da Texas Instruments, este circuito é utilizado com um NTC para a medida de temperaturas. Observe que a ponte é alimentada com 3 V.

 

Figura 7 – Ponte para termistor (NTC)
Figura 7 – Ponte para termistor (NTC)

 

No datasheet da Texas Instruments além de outros circuitos de aplicação, também podem ser encontradas informações importantes para o layout correto da placa.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Filosofia
Um pouco de filosofia afasta-nos da religião: muita filosofia nos faz voltar a ela. (Um peu de philosophie écarte de la religion, et beaucoup y ramne.)
Rivarol (1753 1801) Máximas e Pensamentos. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)