Aplicações para o OPAx189 Amplificadores RRO de Precisão (ART3944)
O Site do Hardware Livre - OSHW

Aplicações para o OPAx189 Amplificadores RRO de Precisão (ART3944)

O amplificadores operacionais OPAx189 da Texas Instruments são do tipo Rail-to-Rail de precisão para 36 V e zero-drift com uma faixa passante de 14 MHz. Veja neste artigo algumas de suas características e aplicações baseadas no datasheet que pode se baixado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa189.pdf 

Este artigo é baseado no datasheet do componente de novembro de 2017. Os amplificadores operacionais da série OPAx189 podem ser encontrados na Mouser Electronics em: https://www.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-opax189-op-amps /.

Com zero drift (0,005 uV/°C) e uma tensão de offfset de apenas 3 uV estes amplificadores de precisão tem seu diagrama funcional mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

A saída é rail-to-rail e a corrente quiescente de apenas 1,7 mA.

O invólucro pode ser o SOIC de 8 pinos ou então SOT-23 de 5 pinos mostrados na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Também existe a versão dual mostrada na figura 3.

 

Figura 3
Figura 3

 

No datasheet podem ser consultadas as tabelas com os máximos absolutos, características de operação e gráficos com condições de ganho, ruído, etc.

Uma primeira aplicação para este componente é mostrada na figura 4 onde temos um filtro passa-baixas de 25 kHz. No datasheet o procedimento para o cálculo dos componentes deste circuito é detalhado.

 

Figura 4
Figura 4

 

Na figura 5 temos uma etapa para amplificador de instrumentação (INA) com atenuação para ADC de 3,3 V de alimentação.

 

Figura 5
Figura 5

 

Uma aplicação para este componente em controle é um monitor de corrente ligado do lado baixo (low-side) da carga, conforme mostra a figura 6. No datasheet as características do circuito.

 

Figura 6
Figura 6

 

Uma outra aplicação importante para este amplificador operacional é numa fonte de alimentação com tensão programada a partir de um DAC. Este circuito é mostrado na figura 7.

 

Figura 7
Figura 7

 

Na figura 8 temos um amplificador para RTD com linearização. O circuito também é do datasheet onde temos mais informações sobre o componente.

 

Figura 8
Figura 8

 

Circuitos adicionais e mais informações podem ser obtidas nos links indicados no artigo.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Fim de Férias (OP184)

Para os leitores que estudam ou ensinam e que nos acompanham, agosto marca o término das férias de meio ano. Também para os leitores que trabalham com eletrônica, o mês de agosto também encerra a temporada em que viajam com a família e os filhos justamente devido as férias.

Leia mais...

Velhice e Mocidade
Estuda-se mais na velhice para bem morrer do que se estudou na mocidade para bem viver.
Marquês de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)