O Site do Hardware Livre - OSHW

Seleção de Circuitos com Sensores (ART3935)

O interfaceamento do mundo externos com os circuitos eletrônicos exige a presença de sensores. Em nossos dias, cada vez mais estes componentes estão presentes pois são parte integrantes de aplicações como vestíveis, eletrônica embarcada, wireless, IoT e muito mais. Todos os dias novos sensores são lançados pelos principais fabricantes e acompanhar todos os lançamentos é praticamente impossível. Para este artigo selecionamos alguns circuitos com sensores importantes e que podem ser adquiridos na Mouser Electronics. Nos links dados também podem ser acessados os datasheets.

 

Sensor de Luz Ambiente com o OPT3007

O sensor OPT3007 é um sensor de luz ambiente que tem uma curva espectral de resposta semelhante ao olho humano, sendo por isso recomendado para aplicações em que essa característica seja importante. O OPT3007 da Texas Instruments tem seu datasheet dado no link: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opt3007.pdf . Aplicações para este sensor incluem o controle de iluminação ambiente, câmeras, vestíveis, etc. Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Sensor de corrente até 50 A com o TLI4970 D050T5

O circuito apresentado é sugerido pela Infineon que o fabrica e que pode ser encontrado na Mouser Electronics. O sensor pode ser ligado em paralelo com outros do mesmo tipo para leitura simultânea de diversas correntes em cargas controladas, conforme mostra o circuito da figura 2. O link para o datasheet é: https://www.mouser.com/ds/2/196/Infineon-TLI4970-D050T5-DS-v01_01-EN-1227877.pdf.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Sensor Hall com o DRV5032

Na figura 3 temos um circuito de aplicação com o sensor DRV5032 da Texas Instruments. Este sensor de ultra baixo consumo é indicado para aplicações na detecção de posições, medida de consumo de energia, IoT, equipamentos médicos, indicação de posição em válvulas e solenoides, etc. O circuito opera com tensões de 1,6 a 5,5 V. Na figura 3 temos o circuito sugerido pelo datasheet que pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/drv5032.pdf 

 

Figura 3
Figura 3

 

 

Sensor Digital de Temperatura com o LM101-Q1

O circuito da figura 4 é sugerido pela Texas Instruments que fabrica o LM101 apresentando uma precisão de 0,5º C. O circuito usa um sensor de 2 terminais o que o torna indicado para aplicações on-board, automotivas e produtos de consumo. A saída é digital podendo ser interfaceado diretamente com microcontroladores, conforme mostra o diagrama sugerido. Mais informações podem ser obtidas no datasheet em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lmt01-q1.pdf  .

 

Figura 4
Figura 4

 

 

Sensor Analógico de Temperatura com o LMT84

Este circuito opera com tensões de 1,5 V sendo sugerido pelo próprio manual da Texas Instruments que o fabrica. O datasheet para mais informações pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lmt84.pdf. A precisão típica é de +/- 0,4º C e o ganho é de -5,5 mV/oC. O sensor é fornecido em invólucro de 3 pinos com diversos formatos. Na figura 5 temos o circuito para utilização.

 

Figura 5
Figura 5

 

 

Sensor de Força de 500 a 5000 gF

O circuito apresentado na figura 6 é sugerido pela TE Sensor Solutions que fabrica o FS20, componente básico usado no projeto. O circuito é indicado para aplicações em robótica, controle de fora, bombas, sensores de contato, balanças, etc. A alimentação é feita com 5 V e a saída varia entre 0,5 e 4,5 V (tip) na faixa de forças medidas.

 

Figura 6
Figura 6

 

 

Sensor de Força com Sensor Resistivo

O circuito apresentado utiliza o sensor resistivo de força da Taiwan Alpha 104-MF01 disponível na Mouser Electrinics e cujas características podem ser baixadas em seu site de compras. A resistência sem carga é maior que 20 M ohms. Na figura 7 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 7
Figura 7

 

 

Sensor de Ultravioleta (UVA) com interface I2C

Este circuito sugerido pela Vishay no datasheet do VEML6070 é um sensor avançado de radiação ultravioleta indicado para aplicações que envolvem medida da luz solar, cosméticos, produtos de consumo e tudo mais. O datasheet pode ser acessado em: https://www.mouser.com/ds/2/427/veml6070-533937.pdf . A alimentação do circuito mostrado na figura 8 pode ser feita com tensões de 2,7 a 5,5 V e o componente usado é fornecido em invólucro OPGA. O modo shutdown reduz o consumo do sensor para menos de 1 uA.

 

Figura 8
Figura 8

 

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Atividades Recentes (OP180)

Nos últimos dois meses (abril e maio) tivemos muitas atividades com viagens e muito mais. Em 13 de abril, por exemplo, participamos da Campus Party em Natal – RN, com grande sucesso, com palestra e muitos contatos com leitores principalmente estudantes, professores e desenvolvedores. (veja filme em https://youtu.be/drvVA0dcBw0 ).

Leia mais...

Invejoso
Os invejosos invejam-se reciprocamente.
Joaquim Nabuco - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)