O Site do Hardware Livre - OSHW

Circuitos com Amplificadores Operacionais RRO e RRIO (ART3934)

Nas aplicações modernas como as que envolvem vestiveis, IoT, comunicações long range, wireless e outras, amplificadores operacionais com características especiais são indispensáveis. Neste artigo coletamos uma série de circuitos com amplificadores operacionais RRO e RRIO, de tipos que podem ser encontrados na Mouser Electronics ( www.mouser.com ).

Os amplificadores operacionais RRO são tipos especiais cuja tensão de saída pode excursionar entre os valores da alimentação, o que não ocorre com os tipos comuns em que a faixa de excursões de saída é mais estreita.

Da mesma forma, no ART3929 (Conheça os Amplificadores Operacionais RRIO), existem tipos de amplificadores operacionais em que tanto a tensão de saída pode excursionar em toda a gama de tensões de alimentação como também ele aceita na sua entrada tensões na mesma faixa.

Na Mouser Electronics podem ser encontrados diversos tipos de RRO e RRIO que encontram aplicações principalmente nos projetos alimentados por bateria (Baixa Tensão). Selecionamos alguns circuitos de aplicações importantes.

Para mais informações sugerimos acessar o site da Mouser e na busca de componentes consultar diretamente o datasheet de cada um.

 

Conversor Tensão para Corrente com o OPA188 (RRO)

O amplificador operacional OPA188 da Texas Instruments é do tipo RRO sendo indicado para aplicações em instrumentação. Na figura 1 temos um circuito de um conversor “High Side” (lado positivo da alimentação) que converte tensões em correntes na faixa de 0 mA a 100 mA. A faixa de tensões de entrada é de 0 a 2 V. A tensão de alimentação é de 5 V. O datasheet deste amplificador está em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa188-q1.pdf .

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Amplificador Para Instrumentação (INA) com o OPA188-Q1

Esta é mais uma aplicação para o amplificador operacional OPA188-Q1, do tipo RRO da Texas Instruments com alimentação simétrica de 15 V. O circuito é um front-end de precisão com alta impedância de entrada e alta tensão para ser usado em instrumentação. Mais informações podem ser obtidas no datasheet em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa188-q1.pdf  . Com o uso do INA159 o circuito fornece a atenuação que permite interfacear com conversores analógicos para digitais de 3,3 ou 5 V. A figura 2 mostra o circuito desta aplicação.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Amplificador Inversor Automotivo com o LMV551-Q1

Este amplificador operacional para uso automotivo da Texas Instruments é do tipo RRO e tem uma faixa passante para ganho unitário de 3 MHz. Especificado para operar com 2,7 e 5,5 V ele tem uma corrente de alimentação de apenas 37 uA. Na figura 3 temos o circuito e mais informações podem ser obtidas diretamente em seu datasheet em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lmv551-q1.pdf . O CMRR é de 93 dB e na aplicação da figura o ganho é 100. O invólucro deste componente é DCK de 5 pinos.

 

Figura 3
Figura 3

 

 

Filtro Sallen-Key Passa Baixas de 1 kHz com o LMV551-Q1

Sugerido no próprio datasheet da Texas Instruments, este filtro passa baixas tem as frequências determinadas pela rede de realimentação. Mais informações podem ser obtidas diretamente no datasheet em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lmv551-q1.pdf . O circuito está na figura 4. O operacional é do tipo RRO.

 

Figura 4.
Figura 4.

 

 

Filtro Passa-Baixas com o Amplificador Operacional RRIO OPA316-Q1

O amplificador operacional OPA316-Q1 da Texas Instruments é do tipo CMOS com entrada e saída Rail-to-Rail (RRIO). Na figura 5 temos um circuito de filtro passa-baixas de 1 polo conforme sugerido no próprio datasheet do componente que pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa316-q1.pdf  . A fórmula para calcular os componentes em função da frequência é dada junto ao diagrama. O filtro é do tipo Sallen-Key.

 

Figura 5
Figura 5

 

 

Conversor de entrada simples para saída diferencial – OPA316-Q1

O circuito mostrado na figura 6 faz uso do amplificador operacional RRIO OIPA316-Q1 da Texas Instruments. O datasheet completo deste componente pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa316-q1.pdf  . O circuito converte uma entrada simples de 0,1 V a 2,4 V em uma saída diferencial de +/- 2,3 V usando uma fonte simples de 2,7 V. A faixa de tensões de saída é intencionalmente limitada para maximizar a linearidade.

 

Figura 6
Figura 6

 

 

Driver ADC com o Amplificador Operacional RRIO LTC6262

O circuito da figura 7, com o amplificador operacional RRIO LTC6261/6262 ou 6263 da Linear (Agora ANalog Devices) é indicado para operação como etapa de entrada de ADCs, O operacional de 30 MHz tem um consumo de apenas 240 uA e pode ser alimentado por tensões de 1,8 a 5,25 V. Este operacional é fornecido em invólucro TSOT-23 de 8 pinos e também term versões dual e quad.

 

Figura 7
Figura 7

 

 

Filtro Butterworth passa baixas de terceira ordem com o LTC6261

Temos na figura 8 um circuito de um filtro de terceira ordem Butterworth usando o amplificador operacional TLC6261 da Linear (Agora empresa da Analog Devices). O circuito opera com fonte simples de 3,3 V e os componentes das redes RF determinam a frequência de corte que, para os valores dados é de 100 Hz.

 

Figura 8
Figura 8

 

 

Driver em ponte para Amplificador de Fones com o LTC6261

O circuito da figura 9 é sugerido pela Linear (Agora Analog Devices) no próprio datasheet do componente que pode ser acessado no link https://www.mouser.com/ds/2/609/626123fa-1265818.pdf  . O circuito pode excitar diretamente um fone com alimentação de 3,3 V e a impedância do fone pode ficar entre 32 ohms e 300 ohms. A potência é de 100 mW.

 

Figura 9.
Figura 9.

 

 

No link https://www.mouser.com/Semiconductors/Amplifier-ICs/_/N-4frvm?Keyword=RRIO&FS=True  da Mouser Electronics o leitor encontrará uma vasta relação de amplificadores operacionais RRIO e digitando RRO na busca também deste tipo com acesso aos datasheets onde existem circuitos de exemplos de aplicação.

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Eventos, Viagens e Muito Mais (OP196)

Iniciamos setembro com muitas novidades. No final de agosto tivemos dias 29 e 30 a IoT Latin America no Expo Center Transamérica em São Paulo – SP, onde ficamos no estande da Mouser atendendo nossos amigos e colaboradores. Tiramos muitas fotos e atendemos a muitos, recebendo de professores e outras pessoas convites para palestras.

Leia mais...

Tempo
Tempo é dinheiro. (Time is Money.)
Teofrasto (1372-2877 a.C.) provérbio inglês inspirado numa frase de Teofrasto - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)