Gatilho Rápido (ART1678)

Escrito por Newton C Braga

A ideia deste jogo é levar para uma versão eletrônica os duelos do velho oeste em que os duelistas deveriam sacar a arma o mais rápido possível e acertar o adversário. No nosso caso, a arma é uma lanterna e o alvo sensor um LDR.

O que faremos será montar na cintura dos duelistas sensores ligados a um aparelho que detecta qual deles recebeu em primeiro lugar o foco de luz da lanterna.

A lanterna é a arma e para maior desempenho do circuito o duelo não pode ser realizado em local muito claro.

Na figura 1temos o modo de funcionamento do aparelho.

 

   Figura 1 – A idéia do jogo
Figura 1 – A idéia do jogo

 

O circuito consiste basicamente num biestável acionado pelo sinal dos LDRs.

Esses componentes são ligados de tal forma que o disparo de um deles inibe o outro e com isso o LED correspondente ao que atirou primeiro é o único que acende.

Os componentes são comuns e o circuito é alimentado por 4 pilhas pequenas comuns.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do aparelho.

 

   Figura 2 – Diagrama do aparelho
Figura 2 – Diagrama do aparelho

 

Como se trata de montagem não crítica, damos a versão “pendurada” numa ponte de terminais, com disposição de componentes mostrada na figura 3.

 

 Figura 3 – Montagem em ponte de terminais
Figura 3 – Montagem em ponte de terminais

 

Os LDRs são redondos comuns, devendo ser feita sua montagem conforme mostra a figura 4.

 

   Figura 4 – Montagem dos LDRs
Figura 4 – Montagem dos LDRs

 

Os SCRs podem ser TIC106 ou MCR106 com qualquer sufixo e não necessitam de dissipadores de calor.

Os resistores são de 1/8 W com qualquer tolerância e os demais componentes de acordo com a lista de materiais.

Para testar, ligue a alimentação.

Se algum LED acender, ajuste P1 desligando e ligando S1 até que consiga que os dois fiquem apagados.

Depois é só ajustar para o ponto de máxima sensibilidade com o disparo pelas lanternas.

Os ajustes são críticos devendo ser repetidos diversas vezes e mudam conforme a iluminação do local em que o aparelho será utilizado.

 

 

SCR1, SCR2 – TIC106 ou MCR106 – ver texto

LDR1, LDR2 – LDRs redondos comuns pequenos (1 cm)

LED1, LED2 - LEDs comuns de qualquer cor

P1, P2 – 100k ou 220 k – trimpots

C1, C2 – 100 nF – capacitores cerâmicos ou poliéster

S1 – Interruptor simples

R1, R2 – 220 ohms – resistores – vermelho, vermelho, marrom

B1 – 6 V – 4 pilhas pequenas

Diversos:

Ponte de terminais, caixa para montagem, suporte de pilhas, fios, solda, etc.