A Intersil (www.intersil.com) apresenta em seu Application Note AN1112 um método simples de se transmitir vídeo composto até distância maiores que 100 metros. Neste artigo mostramos como é possível fazer isso.


Artigos sugeridos:
Transforme Seu Faz Antigo em Impressora/Scanner (COL005)


Com o processo sugerido pela Intersil é possível enviar sinais de vídeo através de linhas telefônicas comuns, da mesma forma que hoje é possível usar esse meio para a transmissão de dados.A solução é muito interessante não só pela simplicidade como também pelo fato de que os fios comuns usados nos pares trançados são muito mais baratos que os cabos coaxiais como o RG59, normalmente usados para a transmissão de sinais de vídeo.

Numa aplicação em que o sinal deve ser enviado a uma distância em torno de 100 metros, o preço do cabo usado torna-se importante e daí também a solução que apresentamos neste artigo. Na figura 1 temos o circuito adotado, fazendo uso de três amplificadores operacionais.

 

Para se garantir uma boa rejeição de ruído em modo comum, um amplificador diferencial dos dois contidos num EL2260 é usado para converter o sinal single-end de vídeo num sinal diferencial.

O amplificador usado pode operar em freqüência de até 130 MHz, e está ligado na configuração de feedback de corrente. O resistor de realimentação de 560 ohms determina o ganho. O receptor conta com um EL2045 configurado com um ganho 2. Esse componente consiste num amplificador operacional estável para 100 MHz.

O ganho 2 é selecionado para compensação a atenuação do sinal introduzida pelos resistores R10 e R11, assim como R1 e R2. Os resistores R10 e R11 são usados para isolar as saídas dos amplificadores operacionais do lado transmissor, pois elas têm uma característica de reatância capacitiva. O resistor Rg pode ser alterado no sentido de se garantir que o sistema todo tenha um ganho unitário.

O circuito mostrado tem uma faixa passante de 3 dB em 35 MHz na saída de vídeo.