O Site do Hardware Livre - OSHW

Protetor de Projetos (ART1652)

Este é um circuito muito simples que ajudar a proteger seu projeto que deve ser ligado à rede de energia, evitando que em caso de curtos ou outros problemas possa haver a queima de componentes ou o desarme do disjuntor de sua casa.

Muitos leitores inseguros montam seus projetos que devem ser ligados à rede de energia ficando com medo de fazer os testes iniciais, pois se houver algum curto, o “estouro” ou queima de componentes é inevitável.

Ligando seu projeto a este aparelho antes de fazer a conexão direta à rede, se existir algum problema grave de montagem, a lâmpada acenderá com o máximo brilho e você saberá que deve revisá-lo.

Se a lâmpada acender com brilho reduzido, você saberá que pode ligá-lo à tomada e se não acender, saberá que existe algo errado na montagem.

O circuito funciona na rede de 110 V ou 220 V, conforme as lâmpadas utilizadas.

Se bem que o circuito use lâmpadas incandescentes, caindo em desuso, será interessante conseguir as duas que funcionarão neste projeto.

 

Como Funciona

A idéia básica deste protetor é ligar em série com o aparelho a ser testado, uma lâmpada comum de 40 a 60 W, conforme mostra a figura 1.

 

   Figura 1 – A idéia básica do protetor
Figura 1 – A idéia básica do protetor

 

Formamos assim um divisor de tensão que divide a alimentação da rede entre o aparelho em teste e a lâmpada.

Se o aparelho alimentado estiver em bom estado (não em curto) ele deverá apresentar uma certa resistência de modo que receberá alimentação, mesmo que reduzida.

Com isso, a lâmpada em série não acenderá com o máximo brilho.

Saberemos então que o aparelho alimentado não está em curto e com isso poderemos passar à alimentação direta acionando S2.

Veja que no teste, a lâmpada menor estará apagada indicando que a ligação não está sendo direta.

Se o aparelho em teste estiver em curto, toda a tensão da rede aparecerá na lâmpada que então acenderá com seu máximo brilho.

Se isso acontecer, não devemos acionar S2 para a conexão direta, antes de analisar a causa do problema no equipamento em teste.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do protetor de projetos.

 

   Figura 2 – Diagrama do protetor
Figura 2 – Diagrama do protetor

 

O aspecto da montagem, que deve ser feita numa caixa protegida é mostrado na figura 3.

 

   Figura 3 – Aspecto da montagem
Figura 3 – Aspecto da montagem

 

Os componentes são comuns e o fusível é importante para o caso de inadvertidamente você esquecer a chave na posição direta e conectar um aparelho com problemas ao seu protetor.

 

 

L1 – Lâmpada de 40 a 75 W branca

L2 – Lâmpada de 5 a 15 W preferivelmente colorida

F1 – Fusível de 5 A

S1 – Interruptor simples

S2 – Chave de 2 pólos x 2 posições

Diversos:

Cabo de força, tomada, soquetes para as lâmpadas, suporte para o fusível, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Causa
Morrer por uma causa não faz com que essa causa seja justa. (Mourir pour une cause ne fait pas que cetre cause soit juste.)
Montherlant (1896 1972) As Leprosas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)