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Amplificador para Guitarra (ART1650)

Descrevemos a montagem de um bom amplificador a guitarra, capaz de fornecer uma potência de 8 Wrms em uma caixa, com excelente qualidade de som. Os componentes usados são comuns e d baixo custo.

O amplificador que descrevemos não é super-potente como muitos que fornecem 50 W ou mais e são usados em conjunto.

A finalidade dele é ajudar em ensaios ou em solos em lugares pequenos, já que sua potência não é para um espetáculo com grande audiência.

A vantagem deste circuito é seu baixo custo e tamanho e a qualidade de som fornece uma resposta plana dos 40 Hz aos 15 000 Hz.

A base do amplificador é um circuito integrado TDA2002, facilmente encontrado no mercado o qual reúne os elementos básicos para a elaboração de um bom amplificador.

Na verdade, este componente é usado em muitos equipamentos comerciais de som como auto-rádios e som doméstico.

Para operação do amplificador recomendamos a fonte de alimentação mostrada na figura 1.

 

   Figura 1 – Fonte para o amplificador
Figura 1 – Fonte para o amplificador

 

 

Montagem

Na figura 1 mostramos o circuito do amplificador que já inclui um excelente pré-amplificador para os captadores normalmente utilizados com instrumentos musicais.

 

   Figura 2 – Circuito completo do amplificador
Figura 2 – Circuito completo do amplificador

 

A placa de circuito impresso para a montagem é mostrada na figura 3.

 

   Figura 3 – Placa de circuito impresso para a montagem
Figura 3 – Placa de circuito impresso para a montagem

 

Observe que o circuito integrado deve ser dotado de excelente dissipador de calor.

Os resistores são de 1/8 W com qualquer tolerância e os capacitores eletrolíticos para 16 V ou mais de tensão de trabalho.

Na figura 4 damos uma sugestão de interligações para montagem do amplificador numa caixa com um bom alto-falante pesado de pelo menos 25 cm com 4 ou 8 ohms de impedância.

 

   Figura 4 – Montagem final do conjunto
Figura 4 – Montagem final do conjunto

 

Podemos agregar ao circuito de entrada um mixer passivo que permite ligar dois instrumentos ou ainda um instrumento e um microfone.

Este circuito é mostrado na figura 5 e os jaques são de acordo com os instrumentos.

 

   Figura 5 – Agregando um mixer
Figura 5 – Agregando um mixer

 

É importante que todos os cabos de áudio sejam blindados para que não ocorra a captação de zumbidos.

 

 

CI1 – TDA2002 – circuito integrado (ou uPC200)

Q1, Q2 – BC548 – transistores NPN de uso geral

P1 – 47 k ohms – potenciômetro

FTE- 4 ou 8 ohms – alto-falante pesado

C1, C7 – 100 uF – capacitores eletrolíticos

C2 – 470 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C3 , C4 – 10 uF – capacitores eletrolíticos

C5 – 470 uF – capacitor eletrolítico

C6, C9 – 100 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C8 – 1 000 uF – capacitor eletrolítico

R1 – 1M5 ohms – resistor – marrom, verde, verde

R2 – 3k9 ohms – resistor – laranja, branco, vermelho

R3 – 270 ohms – resistor – vermelho, violeta, marrom

R4 – 100 ohms – resistor – marrom, preto , marrom

R5 – 680 ohms – resistor – azul, cinza, marrom

R6 – 220 ohms – resistor – vermelho, vermelho, marrom

R7 – 2,2 ohms – resistor – vermelho, vermelho, dourado

R8 – 4k7 ohms – resistor – amarelo, violeta, vermelho

R9 – 1 ohm – resistor – marrom, preto, dourado

Diversos:

Placa de circuito impresso, material para a fonte, dissipador de calor, caixa para montagem, fios, cabo de força, solda, jaque de entrada, etc.

 

 

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