Lançado em 2017 o CL88020 da Microchip consiste num LED driver otimizado para aplicações de 120 VAC de entrada com uma potência de saída de 8,5 W. Neste artigo fazemos uma pequena análise deste componente dando aplicações práticas que são de grande importância nestes dias em que a iluminação a LED tem um destaque em todos os ambientes.

O circuito integrado C88020 da Microchip consiste num LED driver sequencial linear de 4 tomadas otimizado para aplicações na rede de 120 Vac com uma variação de entrada de +/-15%.

A aplicação principal deste componente é excitar uma fita longa de LEDs de baixo custo diretamente a partir da rede de energia, num circuito típico conforme o mostrado na figura 1.

 

Figura 1 – Aplicação típica
Figura 1 – Aplicação típica

 

O CL88020 possui recursos de proteção como a redução automática da potência (nível de luz) quando a temperatura se eleva.

Ao mesmo tempo, ele proporciona brilho constante dos LEDs mesmo sob variações da tensão da linha de alimentação.

Outro ponto importante é que o circuito é compatível com dimmers usando triacs.

O CL88020 é fornecido em invólucro SOIC de 8 pinos com a pinagem mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Invólucro e pinagem
Figura 2 – Invólucro e pinagem

 

As linhas pontilhadas corresponde a uma aleta exposta para fixação de dissipador de calor.

Na figura 3 temos o diagrama de blocos do CL88020, mostrando a disposição do controle sequencial que melhora o desempenho do circuito em termos de consumo conforme o leitor poderá constatar acessando o datasheet em: http://www.mouser.com/pdfdocs/20005753a1.pdf

 

Figura 3 – diagrama de blocos
Figura 3 – diagrama de blocos

 

A Mouser Electronics é o fornecedor indicado para este componente o qual pode ser adquirido diretamente pelo link: http://www.mouser.com/new/microchip/microchip-cl88020-ic/ 

No datasheet o leitor poderá encontrar mais informações importantes como o detalhamento do princípio de funcionamento, além de cálculos de componentes que possibilitam a elaboração de um projeto específico.