O Site do Hardware Livre - OSHW

Usando Detectores de Tensão APX803L (ART3898)

Um dos pontos importantes em projetos críticos que envolvem microcontroladores ou circuitos digitais é a estabilidade da tensão de alimentação. Variações da tensão de alimentação podem afetar o funcionamento do circuito e em consequência a segurança da aplicação, dependendo do caso. Veja neste artigo como funcionam e são usados os detectores de tensão APX803L da Diodes Incorporated.

Os detectores de tensão de micro-potência da Diodes Incorporated (disponíveis na Mouser Electronics em http://www.mouser.com/new/diodes-inc/diodes-inc-apx803l-detectors/  ) e cujo datasheet pode ser baixado em: http://www.mouser.com/pdfdocs/APX803Lds.pdf  consistem em detectores de tensão de consumo extremamente baixo (1,0 uA típico) cuja aplicação principal é a de supervisionar a tensão de alimentação de microprocessadores e sistemas digitais.

Os tipos disponíveis da série APX803L podem detectar níveis de tensão na faixa de 1,2 a 5,0 V em passos de 0,1 V e com uma precisão de +/- 1,5%,

Na figura 1 temos a pinagem desses componentes que podem ser obtidos em três tipos de invólucros.

 

Figura 1
Figura 1

 

As aplicações incluem computadores, controladores, instrumentos inteligentes, equipamentos portáteis e alimentados por bateria, etc.

A finalidades destes circuitos é enviar um sinal de reset quando a tensão monitorada cai abaixo de um certo valor. O sinal de reset permanece enquanto a tensão monitorada estiver abaixo do nível estabelecido.

A configuração de saída é do tipo dreno aberto e os diversos componentes disponíveis na série tem retardos que podem ser escolhidos entre 0 ms e 450 ms.

Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 2 – Circuito de aplicação
Figura 2 – Circuito de aplicação

 

O diagrama de blocos do componente é mostrado na figura 3.

 

Figura 3 – Diagrama de blocos
Figura 3 – Diagrama de blocos

 

Na figura 4 temos um diagrama de temporizações em que são mostrados os diversos níveis de sinal em função de uma variação da tensão de entrada que está sendo monitorada.

 

Figura 4 – Diagrama de tempos
Figura 4 – Diagrama de tempos

 

Opinião

Chegamos a 2018 (OP175)

Muitas coisas são prometidas para este ano. Temos a esperança de que ocorram mudanças onde elas devem ocorrer e esperamos que o desenvolvimento tecnológico de nosso país avance de modo a podermos estar emparelhados ou à frente dos principais países do mundo. Isso depende de nós e para ajudar neste propósito continuamos a fornecer mais e mais conteúdo para nosso site.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Tempo
Querer ser de seu tempo é estar, já ultrapassado. (Vouloir être de son tempos, cest déj être dépassé.)
Ionesco Notas e Contranotas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)