Um equipamento de utilidade numa residência ou escritório automatizado é um dispositivo que permite registrar num gravador todas as conversas telefônicas que ocorram num dia em um determinado aparelho monitorado. Descrevemos a montagem neste artigo.

Esse sistema pode, inclusive, ser utilizado aproveitando-se o automatismo do acionamento do gravador quando o fone for retirado do gancho. Em um sistema adaptado, apenas este setor do circuito pode ser usado para acender automaticamente uma luz no local em que o telefone está sendo usado quando ele for retirado do gancho, proporcionando assim maior conforto para o usuário.

Outra possibilidade interessante de uso para este aparelho, em casas onde o telefone está perto do televisor ou outro aparelho de som de uso constante, é baixar o volume automaticamente no momento em que o fone é retirado do gancho.

Finalmente, temos a possibilidade de acionamento de uma luz remota de alerta quando o telefone está sendo usado, o que é interessante em casas que tenham empregadas ou crianças e o uso indevido do aparelho ocorra com frequência.

O circuito tem por principal característica a não necessidade de alimentação, pois a própria alimentação do gravador é aproveitada, assim como a tensão existente na linha telefônica.

Tudo que o leitor necessita como material adicional para a realização das gravações é de um gravador cassete do tipo tradicional com estrada para microfone e para um interruptor remoto de acionamento, como mostrado na figura 1.

Figura 1 – Usando um gravador antigo de fita cassete para as gravações.

 

No jaque maior desse tipo de gravador temos a entrada do sinal do microfone, enquanto que no jaque menor temos o controle da alimentação. Quando este jaque é fechado pelo interruptor a ele ligado, o motor entra em ação e o circuito passa a gravar o sinal que entra pelo jaque do microfone.

 

Características do circuito:

_ Corrente controlada: até 500 mA

_ Alimentação: do próprio gravador

 

COMO FUNCIONA

Na figura 2 temos o diagrama completo do sistema de gravação automática de conversas para a automação doméstica, espionagem e outras aplicações semelhantes.

Figura 2 – Diagrama completo do automatismo para gravações.

 

Da linha telefônica são retirados os próprios sinais a serem gravados, os quais são aplicados via capacitor de 22 nF à entrada do microfone no gravador utilizado. Recomenda-se o emprego de um fio blindado para esta ligação, já que roncos podem ser captados com facilidade.

Da mesma linha, via R1 e R2, temos a polarização da base de um transistor de média potência, que funciona como uma chave eletrônica ou interruptor acionado por tensão.

Com o telefone no gancho, a tensão da linha se mantém alta e nada ocorre. No entanto, quando o fone é retirado do gancho a tensão cai para um valor entre 5 e 12V, o que faz com que a polarização do transistor mude e ele passe a conduzir a corrente. Isso causa o acionamento do gravador, colocando-o num estado de ação e havendo assim o início da gravação ou o acionamento de algum dispositivo adicional de alerta ou automatismo.

Quando o telefone é recolocado no gancho, a tensão de base novamente sobre e com isso o transistor é inibido, não mais conduzindo a corrente. Nestas condições o gravador pára, não havendo, portanto desgaste de suas pilhas.

Este mesmo circuito pode ser acionado pela luz noturna automática, de modo a se poder gravar as conversas de pessoas numa sala somente quando elas entrarem no local e acenderem a luz.

 

MONTAGEM

Os componentes podem ser montados numa pequena placa de circuito impresso da maneira mostrada na figura 3.

Figura 3 – Placa de circuito impresso para a montagem.

 

O transistor admite equivalentes e não necessita de dissipador de calor, já que a corrente exigida pelos motores dos pequenos gravadores raramente superam os 200 mA.

No entanto, se for controlada uma carga de maior corrente, como por exemplo uma lâmpada indicadora remota de 12V, pode ser interessante colocar um radiador de calor neste transistor, se for notado seu aquecimento.

Os resistores são de 1/8W e o capacitor C1 de poliéster. O capacitor C2 é um eletrolítico para 25V ou mais. Os diodos também admitem equivalentes já que, a princípio, tipos de uso geral de silício, comuns servem.

Os plugues para o gravador devem ser escolhidos de acordo com os jaques disponíveis.

A conexão à linha telefônica pode ser feita diretamente ou por meio de plugue apropriado com adaptador, em paralelo com o aparelho monitorado.

 

INSTALAÇÃO E USO

Para instalar o aparelho será preciso conectar P1 à entrada de microfone do gravador e P2 à entrada de controle (interruptor de microfone) do gravador. Experimente tirar o telefone do gancho com o gravador na posição de gravar. Deve haver a movimentação do motor. Se isso não ocorrer, inverta as ligações do fio de P2. Se ainda assim, não ocorrer o acionamento, altere os valores dos resistores ligados à base do transistor, pois a tensão de sua linha pode estar sendo insuficiente para excitar este componente.

Conforme o local, podem ocorrer variações muito grandes da tensão encontrada numa linha telefônica, daí a necessidade de se fazer uma adaptação do circuito de modo a levá-lo ao melhor funcionamento.

Conseguindo a rotação do motor, faça uma gravação de teste falando com alguém. Se notar distorção ou excesso de ruído, ligue em paralelo com P1 um resistor de 1 K ohms a 100 K ohms, de modo a servir de carga. O valor exato deste componente deve ser obtido experimentalmente, de modo a adaptar as características do aparelho às características do circuito do gravador que está sendo usado, já que podem ocorrer muitas variações, também neste caso.

Obtido o funcionamento esperado para o aparelho é só fazer sua instalação definitiva.

Para acionar um relé, temos o circuito mostrado na figura 4.

Figura 4 – Circuito para acionamento de um relé.

 

Para esta aplicação, o relé deve ter contatos de acordo com a corrente exigida pela carga que deve ser acionada.