O circuito dado a seguir possibilita a transmissão local (interna) de um programa de rádio, gravações, ou mesmo avisos que podem ser recebidos em sua casa em um pequeno rádio AM. Trata-se, pois de uma espécie de LINK de som com pequeno alcance.

Basta ligar este transmissor na saída de um toca-fitas ou toca-discos e a música executada pode ser ouvida em qualquer ponto da casa.

Acoplado ao alarme, por exemplo, ele pode interromper a programação em caso de disparo e emitir um som de sirene que o leitor ouvirá em seu rádio portátil.

Acoplado à campainha ele o avisará de alguém na entrada, com a interrupção do programa e a reprodução do toque em seu rádio.

 

FUNCIONAMENTO

Na figura 1 temos o esquema completo do transmissor.

Figura 1 – Diagrama completo do transmissor

 

O que temos é um transmissor com um transistor único, de boa potência, operando em frequência livre da faixa de ondas médias, entre 550 e 1600 KHz.

A modulação pode ser feita com a ligação na saída de qualquer aparelho de som, e é controlada pelo simples ajuste de volume.

A alimentação vem da rede de energia, e como antena podemos usar um fio longo e até aproveitar a rede de energia.

O alcance da ordem de algumas dezenas de metros mantém o programa dentro de sua casa.

 

MONTAGEM

Os componentes podem ser montados com base em uma placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 2.

Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem do transmissor.

 

O transistor de potência precisa de um radiador de calor. A bobina L1 é formada por 40+40 espiras de fio esmaltado 28 ou 30 AWG em um bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro e de 10 a 20 cm de comprimento.

L2 é enrolada ao lado de L1 no mesmo bastão e consiste em 15 espiras do mesmo fio.

CV é um pequeno capacitor variável de rádio transistorizado de 120 pF a 300 pF.

C2 e C3 são capacitores cerâmicos e C1 é um eletrolítico com tensão de trabalho de 25V ou mais. Os resistores são de 1/8W ou mais.

O transformador T1 tem enrolamento primário conforme a rede de energia e secundário de 12+12V com 1A de corrente pelo menos. O transformador T2 de modulação é um transformador com secundário de 6+6V e corrente de 250 mA ou mais. O primário deste transformador não importa, pois não é usado.

 

PROVA E USO

Para ajustar o aparelho, ligue na entrada de áudio a saída de um gravador, toca-fitas ou outra fonte de som. Ligue nas proximidades um radio de ondas médias sintonizado numa frequência livre entre 600 e 900 kHz.

Ajuste CV para captar o sinal do transmissor e o volume de som para que o sinal saia puro.

A antena pode ser um pedaço de fio encapado de 2 a 6 metros e a ligação à terra pode ser feita no neutro da tomada ou numa barra de metal enterrada (barra de terra).