O projeto descrito  é de um potente oscilador que produz o som de uma sirene de tom crescente. Alimentado por 12V ele excite um alto-falante com bom rendimento, podendo ser usado nos dois alarmes que descrevemos. Os contatos dos relés substituem o interruptor ligado em série com a alimentação.

O único ajuste da sirene é do tom produzido e é feito em um trimpot. Esta sirene precisa de aproximadamente 600 mA com 12V, o que deve ser considerado se a própria fonte do alarme for usada na sua alimentação.

 

 

FUNCIONAMENTO

Na figura 1 damos o diagrama completo da sirene.

Figura 1 – Diagrama da sirene (oscilador) para alarme.

 

Temos um simples oscilador com dois transistores complementares, sendo o segundo de potencia para poder excitar diretamente um alto-falante.

Quando ligamos a alimentação, C1 carrega-se lentamente via R1, afetando a polarização de Q1. A polarização principal deste transistor, que determina juntamente com a realimentação via C2. A frequência do som é dada pelo ajuste de P1. Desta forma, coma carga, o tom gerado tende a aumentar sua frequência em questão de vários segundos depois que a alimentação é ligada. Este fato produz um efeito semelhante ao de uma sirene.

O amplificador formado por Q1 e Q2 amplia o sinal gerado e o aplica em um alto-falante com bom rendimento.

 

 

MONTAGEM

Os componentes podem ser montados em uma placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 2.

Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem do circuito.

 

O transistor Q2 precisará de um radiador de calor e o alto-falante precisa ser do tipo pesado, colocado em uma pequena caixa acústica para maior rendimento.

Os resistores são de 1/8W e os capacitores são para 16V ou mais de tensão de trabalho.

 

 

UTILIZAÇÃO

Para provar o circuito é só alimentá-lo com 12V de uma fonte com pelo menos 1 ampère. Ajusta-se então P1 para o som desejado.

Ligue e desligue a alimentação para observar o efeito. Altere C1 se quiser mudar a modulação da sirene.