Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes de jogos e recreação.

 

Jogo da Velocidade

Este circuito saiu numa Budget Electronics de 1981, mas ainda é atual, já que os componentes são comuns mesmo em nossos dias. O circuito é para quatro competidores e a alimentação pode ser feita por uma bateria de 9 V ou fonte de alimentação. Os LEDs 1 e 2 indicam quando o circuito está habilitado. Veja mais circuitos como este em artigos do site.

 


 

 

 

Jogo da Velocidade

Este circuito foi obtido numa revista inglesa de 1976. O circuito aciona dois LEDs e deve ser alimentado com 5 V, pois o circuito integrado usado é TTL. Os LEDs são comuns.

 


 

 

 

Dado Eletrônico

Este circuito foi obtido numa publicação inglesa de 1979. Os circuitos integrados são CMOS, o que facilita a sua montagem. Deve-se apenas tomar cuidado com os displays, pois se forem usados equivalentes os segmentos acionados podem ter uma disposição de acesso diferente. O circuito funciona com 6 V dando-se preferência à 4 pilhas médias devido ao consumo, mas pode ser usada fonte de alimentação.

 


 

 

 

Bio-Feedback com o 555

Este circuito foi encontrado numa revista de 1987. Ele consiste num oscilador controlado pela resistência da pele de quem segura os eletrodos ou apóia os dedos nos eletrodos. A alimentação, na verdade, pode ser feita com tensões de 5 a 12 V. A frequência do som depende de C1 que pode ser alterado numa ampla faixa de valores.

 


 

 

Os transistores deste circuito de uma publicação de 1975 podem ser os BC548 e os LEDs comuns, preferivelmente de cores diferentes. O circuito pode ser alimentado por pilhas.