A finalidade deste circuito é acionar de modo seletivo duas lâmpadas indicadoras (ou outros dispositivos tais como relés ou solenóides) usando apenas dois fios de conexão.

As lâmpadas podem ficar até algumas dezenas de metros de distância da estação de chamada.

 

O circuito completo é mostrado na figura 1. As chaves de acionamento podem ser substituídas por sensores como micro-switches ou reed-switches ou ainda contactos de relés.

 


 

 

 

Utilidades:

Sistema seletivo de chamada indicando de onde provém a chamada em escritórios, residências com dois portões, etc.

Monitoramento de funções de uma máquina, caso em que os interruptores de pressão podem ser substituídos pelos contactos de relés ou sensores do tipo on/off (micro-switches e outros, chaves de fim de curso, etc.).

Sistema de controle seletivo por dois cabos onde as lâmpadas são substituídas por relés, motores DC ou solenóides.

 

Detalhes Construtivos:

Observamos que o circuito é de meia onda, o que quer dizer que as cargas (lâmpadas) acendem com metade da potência máxima, o que deve ser previsto no momento da aplicação, principalmente se forem usados motores ou solenóides.

Para o transmissor podemos colocar os componentes numa pequena placa se forem usadas chaves de acionamento momentâneo miniatura.

Para o caso das chaves e lâmpadas estarem em locais separados a placa de circuito impresso é dispensada já que os diodos podem ser soldados diretamente nos terminais das chaves e lâmpadas.

Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para essa montagem.

 


 

 

 

Semicondutores:

D1, D2, D3, D4 - 1N4002 - diodos retificadores

 

Diversos:

S1, S2 - Interruptores (ou sensores) - ver texto

X1, X2 - Lâmpadas de acordo com a tensão do transformador

T1 - Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 6 ou 12 V x 100 mA ou mais, conforme as lâmpadas ou dispositivos que devem ser alimentados.

Placa de circuito impresso, cabo de força, fios, solda, etc.